Canil da Polícia Militar de São Paulo celebra 68 anos de atividades

Na solenidade nesta quinta-feira (27), o governador Márcio França foi homenageado com a Medalha do Cinquentenário do Canil

qui, 27/09/2018 - 12h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (27), o governador Márcio França foi ao Canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo para celebrar os 68 anos de existência da unidade, onde recebeu a Medalha do Cinquentenário do Canil. Instituída em 2002, a honraria homenageia civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à PM.

A solenidade de aniversário da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Choque (BPChq) aconteceu na sede da unidade, no bairro Tremembé, zona norte da capital. “Aqui no Canil da PM de São Paulo são quase 700 animais que ajudam muito o serviço da Polícia Militar. São 400 cavalos, 300 cachorros que têm colaborado bastante. Estava com ausência de veterinários, a gente autorizou. Estamos ampliando agora para a região de Rio Preto também, tanto cavalaria quanto canil, que não tinha”, disse França na ocasião.

O governador também falou sobre a criação da Subsecretaria de Defesa Animal, para atender casos de maus-tratos a animais. “A partir de agora, com o 0800, vai poder atender com ambulância apropriada, são policiais também militares, e você consegue fazer isso atendendo rapidamente um maltrato animal, com ambulância, com veterinário, tudo ao mesmo tempo, como tem em outros países”, completou.

Atualmente sob o comando do capitão Ivan Garcia Souza, a companhia do Canil foi criada em 15 de setembro de 1950, com um efetivo de quatro cães da raça Pastor Alemão. Além da unidade subordinada ao Choque, a PM conta com mais 26 canis setoriais, com quase 300 cães treinados distribuídos pelo Estado.

Para ingressar na unidade, os animais passam por testes comportamentais, morfológicos e genéticos. Os cães selecionados são treinados por cerca de um ano a um ano e meio, em média. Eles trabalham até os oito anos e, após a aposentadoria, são encaminhados para adoção. Nesse processo, tem prioridade o PM que trabalhou por mais tempo com o cão.

O Canil conta com cães farejadores das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Pastor Holandês, Braco Alemão, Santo Humberto, Rottweiler e Labrador. Entre outras atividades, atua em praças desportivas, na busca de fugitivos em matas, resgate de pessoas perdidas, segurança de autoridades e detecção de drogas e explosivos.

Produtividade

De janeiro a agosto deste ano, a equipe do Canil da capital abordou 3.295 pessoas e prendeu 41. No mesmo período, os militares em atuação na unidade revistaram 636 veículos. A unidade realizou, ainda, 29 flagrantes, sendo que os cães farejadores foram empregados em 517 abordagens ao longo de 606 missões. Ao longo das ações, foi apreendida mais de 1,5 tonelada de drogas.

Pet SP – Disque Denúncia

A partir desta segunda-feira (1º), começa a funcionar o serviço telefônico de denúncia de maus tratos a cães e gatos. A primeira etapa começará atendendo todos os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, pelo telefone 0800-600-6428 (0800-600-MIAU). O serviço é realizado pelo Sistema Estadual de Defesa dos Animais, criado em junho deste ano, pelo governo do Estado de São Paulo.

Serão destacadas duas viaturas da Polícia Militar para atendimento exclusivo às denúncias de urgências. Essas viaturas ficarão em duas bases em locais estratégicos na capital – uma na Vila Mariana, na Polícia Ambiental, e outra na zona norte, no Horto Florestal. Ainda será destacada uma ambulância com um veterinário, um auxiliar e um motorista para dar suporte aos atendimentos.

Esse programa nasceu a partir da preocupação do governo do Estado com os casos de maus tratos aos animais domésticos e a necessidade de uma cultura de prevenção às agressão, além da necessidade de integrar os órgãos públicos, com as organizações não governamentais e a comunidade.