Campos do Jordão inicia a 15ª Semana Nacional de Museus

São apresentações com o tema “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”

seg, 15/05/2017 - 16h01 | Do Portal do Governo

A 15ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 15 e 21 de maio em todo o país. A temporada cultural é uma celebração ao Dia Internacional de Museus, que acontece no dia 18 de maio. Em São Paulo, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, ambos em Campos do Jordão, realizam uma série de ações dentro do tema “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”.

As atividades começam na terça-feira (16), No Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, com “Que Música é Essa?”. O espetáculo será apresentado em dois horários, às 10h e às 15h. De forma irreverente, a música experimental do maestro Claudio Santoro, será apresentada criando relações com outros compositores. Também será feito uma ponte com os períodos da história. A proposta é evidenciar elementos pouco explorados na música de Santoro e, na maioria das vezes, incompreendidos pelo grande público.

Também em Campos do Jordão, mas desta vez no Museu Felícia Leirner, outra atividade será desenvolvida com o tema. Será feita uma contextualização das experiências da artista Felícia Leirner com sua produção e da história da arte. São reflexões sobre o lugar da mulher ao longo do século XX com realidades distintas sobre o atual contexto sociocultural em que a mulher está inserida, na ação “Mulheres que Contam Histórias”. Este evento será na quarta-feira (17), às 10h e às 15h. Às 18h os professores de Campos do Jordão recebem o curso “Os Patrimônios Contam a História da Cidade”. A atividade será conduzida pela Professora pós-doutora Ana Enedi, com direito a certificado.

Na quinta-feira (18), também às 10h e às 15h, a partir da série de obras “Cruzes” o visitante terá acesso a diferentes artistas. O rumo será norteado pelo tema guerra ao longo da história, e poderá explorar as variadas formas de tratamento de um mesmo assunto. Às 16h o público participará do Ensaio Aberto com a Banda Spider Pig. São músicas que marcaram época nas vozes de consagrados cantores de samba e músicas de rock nacional e internacional dos anos 80, 90 e 2000.

Já a exposição temporária “Grandes Nomes, Grandes Feitos” foi idealizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Uma visita especial mediada acontecerá na sexta-feira (19), às 10h. E, às 15h será proferida uma palestra sobre inclusão com a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso. São apresentações sobre um bem-sucedido programa “Deficiente Residente”, do Museu do Futebol. Então, serão retirados argumentos para a reflexão mais ampla sobre a inclusão de pessoas com deficiência também em ambientes culturais.

Para fechar a programação, no sábado (21), às 11h, o Domingo Musical do Museu terá o Duo Alvorada. Esther Alves e Franco Galvão mostram seu repertório formado por choros típicos de flauta. São composições dos principais flautistas brasileiros como Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Toninho Carrilho, entre outros.