Campos do Jordão sedia abertura do 49° Festival de Inverno

Com presença do governador Márcio França, tradicional evento de música clássica teve início neste sábado (30) no Auditório Claudio Santoro

sáb, 30/06/2018 - 23h21 | Do Portal do Governo

Começou na noite deste sábado (30) um dos eventos mais aguardados do ano, o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Com presença do governador Márcio França e da primeira dama, professora Lúcia França, a abertura oficial da 49ª edição do festival aconteceu no Auditório Claudio Santoro com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp.

Sob a regência de sua diretora musical e regente titular, Marin Alsop, o programa abriu com Don Juan, Op.20, de Richard Strauss, e seguiu com duas obras emblemáticas do impressionismo francês: Clair de Lune, de Claude Debussy (orquestração de André Caplet), e Daphnis et Chloé: Suíte nº 2, de Maurice Ravel.

“Campos do Jordão, nesta época, se transforma na capital brasileira da música, com festivais, músicas, concertos, tudo muito lindo. Hoje a Osesp se apresentou, foi um espetáculo fabuloso, e anunciamos aqui uma conquista importante para Campos do Jordão, Franca e Iguape, escolas técnicas de música. Em todas essa cidades, serão mais de 4 mil vagas pra cursos técnicos de música. E fico muito contente de prestigiar tanto o festival, como a música, a cultura e a arte”, disse o governador Márcio França na ocasião.

Até o dia 29 de julho, o maior festival de música clássica da América Latina oferece uma extensa programação de concertos para todos os gostos e plateias. Grandes obras do repertório sinfônico e camerístico, recitais solo e música coral estão entre as atrações imperdíveis desse evento, que já é um clássico das férias de inverno de São Paulo.

Serão 90 concertos, sendo 68 gratuitos, que acontecem tanto nos palcos de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio e Igreja de Santa Terezinha), como da capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro), reunindo prestigiados artistas nacionais e internacionais, entre solistas convidados, grupos de câmara em diversas formações, e orquestras de São Paulo e de outros estados.

No próximo sábado (07) (às 20h30, Auditório Claudio Santoro), a Osesp, regida mais uma vez por Marin Alsop, faz outro concerto, dessa vez com a participação dos bolsistas mais bem classificados dessa edição (como no Festival anterior), tocando duas obras de fôlego: a Sinfonia nº 2 – Dos Orixás: Suíte, de Almeida Prado (org. Carlos Eduardo Moreno) e a Sinfonia Alpina, Op.64, de Richard Strauss.

No final do mês a Osesp faz dois concertos especiais, nos dias 26 (qui, 20h30, Sala São Paulo) e 27 (sex, 20h30, Auditório Claudio Santoro), sob a batuta do britânico Alexander Shelley (regente associado da Royal Philharmonic Orchestra de Londres e diretor musical do National Center for the Arts, em Ottawa, Canada), com os violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton como solistas, interpretando as peças Moz-Art à la Haydn, de Schnittke; Variações sobre um Tema de Haydn, Op.56ª, de Brahms; e Uma Vida de Herói, Op.40, de Richard Strauss.

Prêmios e bolsas

Parte fundamental do Festival é seu núcleo pedagógico que, mais uma vez, está concentrado na Sala São Paulo: 198 bolsistas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo, além de participarem de aulas e ensaios com mais de 50 professores brasileiros e estrangeiros, se apresentam durante todo o mês de julho integrando os três principais grupos do evento – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival – e ainda em concertos de câmara gratuitos ao lado de seus professores.

O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o/a bolsista que mais se destacar nesta edição, concedendo uma bolsa de US$ 1,4 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de livre escolha, com as despesas de traslado bancadas.

Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp. A Fundação Osesp o administra, com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival.

Confira o GUIA DO 49º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO, com a programação completa das apresentações, datas, horários e locais, além de informações sobre ingressos.