Campanha orienta sobre forma de armazenar amostras de exames de COVID-19

Parceria no Estado de São Paulo envolve a Secretaria da Saúde e institutos Adolfo Lutz e Butantan

dom, 03/05/2020 - 15h27 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Adolfo Lutz, o Instituto Butantan criou uma campanha para orientar a respeito da forma correta de cadastrar, coletar e armazenar amostras na realização de exames de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Três vídeos foram produzidos com o objetivo de evitar o descarte dos materiais colhidos por inconsistência e garantir a comunicação dos resultados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As produções têm compartilhamento nas redes sociais do Butantan, Adolfo Lutz e Secretaria de Estado da Saúde, além de serem enviadas ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Os materiais mostram o passo a passo das etapas que devem ser realizadas pelos serviços de saúde, responsáveis pela coleta das amostras dos pacientes suspeitos. Vale destacar que o exame RT-PCR detecta a presença de material genético do novo coronavírus em pacientes na fase aguda de sintomas.

Orientações

No primeiro vídeo, profissionais do Instituto Adolfo Lutz explicam como deve ser realizada a coleta de amostra por meio do swab – haste que é friccionada nas narinas e na garganta para recolhimento de material.

Já o segundo conteúdo explica como a amostra deve ser armazenada para garantir as condições de processamento em laboratório. “O profissional de saúde responsável pela coleta tem que estar paramentado. Ele deverá usar avental, máscara, óculos de proteção e luvas. Identificar a amostra é fundamental para que o processo aconteça”, ressalta no vídeo a diretora do Núcleo de Doenças Respiratórias do Instituto Adolfo Lutz, Ana Maria Sardinha Afonso.

Por fim, o terceiro traz orientações para o cadastramento no sistema em que são disponibilizados os dados do paciente e os resultados dos exames para os profissionais da saúde.

“O Butantan entende que todo o processo de testagem tem de ser cumprido corretamente, desde a coleta, passando pelo processamento das amostras, até a comunicação do resultado ao paciente, o ciclo tem que ser completo. Por isso, tivemos essa iniciativa. É importante que todo o nosso trabalho esteja alinhado para não só garantir os resultados para os pacientes, como para termos mais elementos que nos ajudem a superar essa epidemia da melhor forma possível”, salienta o diretor do Instituto Butantan e coordenador da Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de COVID-19 no Estado de São Paulo, Dimas Tadeu Covas.

Os vídeos completos estão abaixo.

Coleta de amostras

Como armazenar amostras

Cadastro de amostras