Campanha do DAEE alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

Dicas de prevenção e de como agir em casos de ataque são reforçadas nos canteiros de obras da barragem e levadas às comunidades em Pedreira

qua, 26/02/2020 - 18h36 | Do Portal do Governo

Luva, ok. Bota, ok. Perneira, ok. Tudo ok neste check-list básico de Equipamentos de Proteção Individual dos trabalhadores da Barragem Pedreira quando o assunto é animais peçonhentos. Eles fazem parte da fauna silvestre da região e, por causarem riscos, exigem proteção e atenção especial dos gestores do empreendimento do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Campanhas e treinamentos internos de prevenção a acidentes com essas espécies são realizados com frequência durante a construção da Barragem Pedreira. Nesta quinta-feira (27), a equipe de Comunicação e Interação Social da obra estenderá a agenda para as ruas da Vila São José, área próxima ao reservatório.

Por meio de conversas e distribuição de material informativo, os agentes divulgarão, também para a população do município, as medidas de sensibilização, conscientização e prevenção, alertando e esclarecendo sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos.

Quem são?

Animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas, são aqueles que possuem condições naturais para injetar veneno em presas ou predadores. “Embora as espécies ofereçam riscos, as pessoas são orientadas a acionar a equipe de meio ambiente do empreendimento (no caso dos trabalhadores) e a não matá-los. Além de ser crime ambiental, esses animais têm função importante no equilíbrio ecológico”, explica Juliana Ramos, bióloga do consórcio construtor.

O que fazer em caso de acidentes

O primeiro passo é manter a vítima calma, evitando qualquer movimento desnecessário, e encaminhá-la o mais rápido possível ao serviço de saúde mais próximo. A lista de hospitais que realizam atendimento com soroterapia para acidentes com animais peçonhentos está disponível no site do Ministério da Saúde, https://saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos.

Sobre a Barragem Pedreira

A construção da Barragem Pedreira teve início de 2019 e trata-se de um projeto do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) com o objetivo de aumentar a oferta de água para 23 municípios da região de Campinas, além de regularizar a vazão do Rio Jaguari.

Para mais informações, acesse o site www.daee.sp.gov.br.