Campanha de vacinação contra a gripe vai até 9 de junho

Além de imunizar contra a gripe A H1N1, doses protegem contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane

sex, 02/06/2017 - 20h17 | Do Portal do Governo

A vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo vai até sexta-feira (9). Está sendo imunizado todo público-alvo da campanha, segundo orientação do Ministério da Saúde.

Ou seja, poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Vacina
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.