Campanha de combate à hipertensão e diabetes avalia servidores da SAP

Unidade de Pirajuí checou 163 servidores; portadores dessas doenças integram o grupo de risco da COVID-19

seg, 22/06/2020 - 11h37 | Do Portal do Governo

Entre 2 de 5 de junho, a Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí promoveu ações de prevenção e combate à hipertensão e diabetes, cujos portadores dessas doenças integram o grupo de risco da COVID-19. No total, foram avaliados 163 servidores vinculados à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

A ação teve como objetivo alertar os funcionários sobre os cuidados preventivos, uma vez que a maioria que atua na unidade tem mais de 40 anos. “Todos foram orientados. Em alguns casos, a verificação e testes foram refeitos no dia seguinte, visando sanar dúvidas”, afirmou a presidente da Cipa, Mary Aparecida Macedo Shamas.

“Esse tipo de campanha tem o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, tendo em vista que essas doenças podem ser silenciosas”, alerta a auxiliar de enfermagem Aline Aparecida Pereira Ulian.

Atenção redobrada

A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Está associada a fatores de risco, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.

Os sintomas costumam aparecer somente quando há níveis elevados de pressão: dores no peito e na cabeça, tonturas, zumbido nos ouvidos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Para combater a doença, o Ministério da Saúde recomenda adotar um estilo de vida saudável, como manter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos regulares. Outro fator importante é fazer exames rotineiros, pelo menos uma vez ao ano.