Calçada do Instituto Biológico recebe manutenção de corredor verde

Foco da ação está nas espécies introduzidas e não na quantidade de mudas, envolvendo o plantio de outros extratos

seg, 24/12/2018 - 13h23 | Do Portal do Governo

A calçada em frente a sede do Instituto Biológico (IB), na Vila Mariana, capital paulista, ganhou biodiversidade com a manutenção e o novo plantio do Corredor Verde para Polinizadores. O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas.

O foco da ação está nas espécies introduzidas e não na quantidade de mudas, envolvendo também o plantio de outros extratos. A ação é tão importante quanto plantar florestas, pois cria conexões entre os bosques, maciços e florestas já existentes favorecendo o serviço dos polinizadores, o que é muito benéfico para a ampliação da biodiversidade na cidade.

O corredor ficou mais rico com o plantio de jequitibá rosa, bracatinga, jequitibá cedro, pau cigarra, araçá, ipês branco e roxo, tamanqueira, canela sassafrás, chal-chal, crindiúva, embiruçu, aroeiras mansa e vermelha e canela-ferrugem. Todas identificadas por pequenas placas com informações sobre espécie, origem, época de floração, cor da flor, partes usadas, frutos e atrativos.

A manutenção contou também com o plantio de zebrinas e terminou com uma calçada muito mais bonita e sustentável. “O que a gente mais queria era fazer essa manutenção para não ficar mal cuidado. Além disso, melhoramos o solo com matéria orgânica”, explica a pesquisadora do IB Harumi Hojo.

Com aproximadamente 450 metros lineares, abrangendo a Rua Amâncio de Carvalho e a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, o Corredor tem o objetivo de criar um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos.

Para a co-fundadora e coordenadora do Programa Permanente Ecobairro, Laura Freitas, as placas são parte essencial na educação e conscientização da população sobre a importância do que foi plantado. “A ideia das plaquinhas é que as pessoas saibam mais sobre as árvores que foram plantadas aqui, quando florescem, qual a cor, qual a atratividade, às vezes é mais fauna, às vezes é mais melífera. Para criar uma relação mais profunda com essas espécies que foram plantadas aqui”, revela.

O Corredor Verde está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável), conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.