‘Café Árabe, um símbolo de generosidade’ será tema de exposição no Museu do Café

Mostra temporária, a partir do dia 28, terá evento de inauguração com entrada gratuita e vai exibir objetos trazidos de Dubai

sáb, 09/11/2019 - 16h32 | Do Portal do Governo

A cultura envolvendo o consumo do café é marcada por diferentes tradições e hábitos ao redor do mundo, resultado de práticas que datam do século 15 cultivadas por árabes, que transformaram o grão em um produto comercial e uma bebida social. Por conta desta tradição, o Museu do Café vai inaugurar a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, no dia 28, às 18h, com entrada gratuita.

“Esta exposição foi construída com o intuito de apresentar o café como um patrimônio cultural que atravessa fronteiras, que carrega consigo relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil. O objetivo é criar uma experiência imersiva ao público, para que ele possa vivenciar os espaços e conhecer os utensílios de preparo ligados a esse patrimônio imaterial, aliados a depoimentos de pessoas que mesmo vivendo em outro País mantêm e perpetuam essa tradição”, afirma a Coordenadora Técnica do Museu, Marcela Rezek.

Durante a mostra, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de libaneses, sírios e palestinos que vieram para o Brasil entre a década de 1970 e os dias atuais. Além de conhecer os objetos (trazidos do Museu do Café de Dubai) e as técnicas utilizadas para extrair a bebida, assim como a etiqueta em torno do ato de servir o café.

Além disso, a expografia tem elementos visuais e ambientação que fazem referência aos majlis, espaços onde membros de uma comunidade se reúnem para discutir questões locais, políticas, eventos ou receber convidados. Tradicionalmente, o café árabe é servido em áreas como essa, que podem variar de acordo com o país, o status social de seu dono e a ocasião.

Serviço

Inauguração da exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Quando: 28 de novembro, 18h
Ingresso: Entrada gratuita. Demais dias R$ 10 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade. Grátis aos sábados
Informações: (13) 3213-1750 e museudocafe.org.br
Funcionamento do Museu: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

Assuntos SP Notícias