Butantan monta exposição com estudos voltados à saúde pública

Instituto apresenta oito pesquisas inéditas que podem resultar em produtos inovadores para serem usados na área da saúde

ter, 20/06/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são pesquisados

O Instituto Butantan apresenta oito pesquisas inéditas com animais que poderão resultar em novas aplicações na área de saúde pública. A exposição “CeTICS sobre rodas” estará disponível a partir desta terça-feira (20), no Butantan. A mostra é gratuita e foi desenvolvida por um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo.

Até o dia 30, das 9h às 17h, a exposição fica no Butantan. Na sequência, vai percorrer outros lugares do país. Por isso foi desenvolvida em oito módulos móveis com rodas, e com isso vai facilitar a montagem e transporte dos materiais.

Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são objetos de pesquisas em desenvolvimento que o público poderá conhecer. Os estudos podem resultar em novos produtos inovadores voltados à saúde, como anti-inflamatórios e pomadas.

Os visitantes terão acesso a vários painéis informativos. No fim do percurso haverá o cenário de um laboratório, com fotos e informações dos pesquisadores responsáveis.

As pesquisas e a Exposição foram desenvolvidas no Instituto Butantan, pelo Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular. A FAPESP, que é um fundo de fomento à pesquisa no Ensino Superior, também apoia os estudos do CeTICS.