#DestinoDaSemana: Botucatu, um estúdio a céu aberto

A pouco mais de 200 quilômetros de distância da capital paulista, cidade possui mais de 50 cachoeiras, mirantes, rios e vales

sex, 05/05/2017 - 21h07 | Do Portal do Governo

Gosta de fotografar a natureza? Botucatu é o endereço certo. Localizada a pouco mais de 200 km da capital paulista, a cidade é uma espécie de estúdio natural a céu aberto. Têm mirantes, rios, cachoeiras e vales que tornam a cidade um destino perfeito para os apaixonados por fotografia e natureza. Além de aproveitar para fazer um ecoturismo pela cidade.

Uma das áreas mais procuradas pelos viajantes é a Cuesta de Botucatu. Um relevo diferente que premia os visitantes com um das mais belas paisagens paulistas. É possível explorar parte dele à pé ou de bicicleta, através das trilhas.

A região é famosa também pela quantidade de cachoeiras. Os visitantes podem deixar a captura de luz mais lenta e fazer aquela famosa foto da cachoeira. Estima-se que há, por toda a cidade, mais de cinquenta quedas d’água. A mais convidativa é a cachoeira Marta, com 34 metros de queda e um poço para banho. Mas como nem tudo são flores, para chegar é preciso caminhar por 30 minutos em uma trilha íngreme.

O passado
O nome da cidade vem de Ibytu-katu, que em tupi significa “bons ares”. O município começou a dar sinais de crescimento em 1830, quando fazendeiros passaram a povoar aquelas terras. No passado, Botucatu chegou a representar um quarto da extensão territorial do Estado de São Paulo.