Agropecuária é destaque em formatura da Unesp de Jaboticabal

Secretário de Agricultura e Abastecimento participou da graduação de alunos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária

qui, 01/03/2018 - 19h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Secretário de Agricultura e Abastecimento participou da graduação de alunos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressaltou o momento de oportunidades vivido pela agropecuária brasileira aos profissionais que ingressam no mercado.

Arnaldo Jardim foi o patrono da 67ª turma de Engenharia Agronômica e da 54ª turma de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Jaboticabal, na última sexta-feira (23).

De acordo com o secretário, o fato de o Brasil ser o maior exportador de proteína animal do mundo exige um sistema de vigilância sanitária eficiente, com a obtenção do status de país livre das principais doenças, assim como é preciso manter o compromisso com a sustentabilidade.

“Não percam a curiosidade, o espírito juvenil e inquieto, a disposição em cada vez mais aprender, descobrir novos desafios e constituir novas referências”, afirmou.

Para o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp Jaboticabal, Pedro Luís da Costa Aguiar Alves, as novas turmas que concluem os cursos estão repletas de profissionais competentes e competitivos. “Sejam positivos e audaciosos, persigam seus sonhos. Mas não apenas sonhem: para atingir o sucesso, trabalhem muito”, disse aos formandos.

Além das atividades de ensino, a faculdade desenvolve atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, com o objetivo de ampliar a produção e a produtividade no município, aquecido pela produção agrícola.

“A Unesp é a maior riqueza de Jaboticabal, uma das melhores instituições de ensino do país em termos de tecnologia e inovação. E o que se desenvolveu na Secretaria de Agricultura com relação à pesquisa é invejável e deve ser aproveitado pelos novos profissionais”, avaliou o prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori.

Para Arnaldo Jardim, se antes a faculdade fornecia todas as orientações para o exercício da profissão, hoje ela fornece noções básicas e critérios, que devem ser complementados com a atualização contínua.

“Temos conhecimento à disposição, por meio dos institutos de pesquisa, como poucas nações têm. Aproveitem bem esse acervo para multiplicar parcerias, interagir mais e mantermos atualização permanente”, sugeriu aos formandos.

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal também mantém convênios e parcerias com a prefeitura, empresas e produtores rurais, que envolvem professores, alunos e técnicos empenhados na melhoria dos índices de produção e produtividade.

“Sabemos que o cenário profissional é extremante competitivo, mas temos confiança por ter uma excelente formação acadêmica, com pessoas com ética e valores, que sabem respeitar ao próximo e ao meio ambiente”, disse André Gonçalves Pierre, formando em Engenharia Agronômica.

“Nossos professores nos propiciaram uma base técnica para construímos carreiras sólidas”, comemorou o formando em Medicina Veterinária Ivan Ribeiro da Costa.