Biológico de Portas Abertas: domingo é dia de diversão, ciência e cultura

Dentre as atrações gratuitas do Instituto Biológico estão o cafezal urbano, exposição de insetos, música, contação de histórias e food truck

sex, 10/03/2017 - 13h20 | Do Portal do Governo

Vai estar na capital paulista neste domingo (12) e está sem programação? Então, prepare-se para muito diversão, ciência e cultura. Domingo é dia do 17º Biológico de Portas Abertas, realizado pelo Instituto Biológico (IB-Apta), das 13h às 18h, na Vila Mariana.

Durante o evento, o público poderá conhecer projetos educativos como o cafezal urbano, os Ciclos Agrícolas Econômicos e a exposição Planeta Inseto. E as atrações não param por aí: participação de músicos como Osmar Barutti e Marcus Santurys, exposição fotográfica, contação de histórias, brinquedos infláveis, espetáculo com palhaços e food trucks vão animar toda família.

A ideia é aproximar a população do trabalho realizado pelo Instituto, referência brasileira em pesquisas relacionadas à sanidade animal e vegetal. Para isso, outras atividades serão realizadas ao longo de 2017 para celebrar os 90 anos do Instituto Biológico.

“Muita gente passa em frente a esse prédio histórico e não sabe o que fazemos aqui. Queremos mostrar nossas pesquisas e sua importância para a agropecuária e para a economia brasileira”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, eventos como esse são importantes para aproximar a pesquisa agropecuária da população. “Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é justamente aproximarmos da população as pesquisas de nossos institutos”, afirma.

A 17ª edição do Biológico de Portas Abertas terá entrada gratuita. O evento é uma iniciativa do IB, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Prefeitura Regional Vila Mariana, República da Vila Mariana e jornal Pedaço da Vila.

Sobre as atrações
Um dos maiores cafezais urbano do Brasil,  o Cafezal do Instituto Biológico é formado por 1.600 pés de café do tipo arábica e espécies de plantas importantes para a história brasileira e o desenvolvimento da economia do país, como o pau-brasil, a seringueira e a cana-de-açúcar. Os exemplares de plantas fazem parte do projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, que recebe estudantes, pesquisadores e estrangeiros durante todo o ano.

Outra atração é a exposição Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil. O espaço oferece 25 atrações para mostrar como os insetos estão no cotidiano e a importância deles para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana.