Bibliotecas têm programação especial no aniversário da capital

BSP e unidade do Parque Villa-Lobos vão funcionar durante o feriado do dia 25 com diferentes atividades para toda a família

seg, 20/01/2020 - 10h46 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/BVL
Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) terão programação especial em comemoração ao aniversário de São Paulo, no sábado (25). Os dois espaços funcionarão normalmente no feriado, das 9h30 às 18h30, e são opções para quem vai passar esse tempo livre na capital paulista.

Na BSP, haverá uma partida simultânea com o Grande Mestre Mequinho, campeão de xadrez, às 11h (inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro no link www.bsp.org.br/inscricao). E a Hora do Conto, às 16h, terá como tema “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano, com a Cia. Mapinguary.

Já na BVL, a tarde será animada com a Oficina Maker, que começa às 14h e ensinará as crianças a criarem uma luminária com a silhueta da cidade (com a Escola de Inventor – vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada). Também a contação de histórias, às 16h, fará referência ao aniversário com “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo, com o Grupo #BoraLê e interpretação em Libras. Mas há muito mais neste dia especial nas duas bibliotecas (confira abaixo).

Confira, a seguir, a programação (sujeita à alterações):

Biblioteca de São Paulo
10h às 11h30 – Compartilhando Saberes/Yoga: Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 11h45 – Lê no Ninho: Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 14h – Simultânea de Xadrez com Grande Mestre: Você já pensou em jogar uma partida simultânea com um Grande Mestre de xadrez brasileiro? É exatamente isso que acontecerá na BSP. O enxadrista Henrique Mecking, o Mequinho, participará da atividade, indicada para jogadores de xadrez a partir de 12 anos com conhecimento médio. Inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro no link www.bsp.org.br/inscricao. São 20 vagas (confira disponibilidade).

16h às 17h – Hora do Conto: Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
10h30 às 11h15 – Lê no Ninho: Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

14h às 16h – Oficina Maker: Aproveite as férias escolares para aprender e trocar experiências sobre à cultura maker, onde a proposta é estimular o faça-você- mesmo. Atividade com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as crianças irão produzir um projeto com circuitos elétricos. Luminária Skyline São Paulo, com a silhueta da cidade. Com a Escola de Inventor. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto: Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê. Não é necessário fazer inscrição.