Bibliotecas públicas de 90 municípios recebem projeto de incentivo à leitura

Ao completar dez anos, programa Viagem Literária promove atividades de contação de histórias e bate-papos com escritores

seg, 15/05/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

O programa Viagem Literária começou, nesta segunda-feira (15), a circulação por municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo. Promovida pela Secretaria da Cultura do Estado, a iniciativa conta com 18 atrações, entre grupos e contadores de histórias, que passarão por 90 cidades e realizarão 180 apresentações.

O primeiro módulo do projeto tem foco em atividades de contação de histórias. Serão realizados dois encontros por dia, nos períodos da manhã e tarde, em bibliotecas públicas dos municípios selecionados. Cada contador ou grupo participante do Viagem Literária circulará por cinco municípios, com o objetivo de promover a literatura de forma divertida e interagir com o público.

Módulos
Além da programação de contação de histórias, diversas regiões paulistas receberão mais três séries de atividades: bate-papo com escritores de literatura adulta (junho), conversa com autores voltados ao público infantojuvenil (agosto) e o módulo de escrita criativa (setembro a dezembro). Para conferir a relação completa das cidades atendidas, clique aqui.

Integram os participantes do módulo de contação de histórias os grupos Núcleo Caboclinhas, Cia. Malas Portam, Cia. do Liquidificador, Palavras Andantes, Girasonhos, Tricotando Palavras & Canções, Damas & Cia, Poesia Viral e Cia. Som em Prosa. Também fazem parte da programação os contadores Kiara Terra, Alicce Oliveira, Giba Pedroza, Cristiane Velasco, Cesar Obeid, Lili Flore e Paulo Pixú, Leandro Pedro, João Acaiabe e Kelly Orasi.

Prestígio
Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil pessoas, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz nas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.

Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa. “A plateia ouve, pergunta e também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem e, por que, não um adulto, que uma história? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto, por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o romancista.

Entre os contadores de histórias participantes em edições anteriores estão Ana Luísa Lacombe, Kiara Terra, Grupo Pirlimpimpim, Grupo Girasonhos, João Acaiabe e Cia. Ópera na Mala. O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SPLeituras, responsável também pelo SisEB, a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.