Biblioteca Virtual traz dicas para criação de hortas caseiras

Aprenda a manter sua horta sempre bonita e saudável; uso de inseticidas químicos pode ser prejudicial ao desenvolvimento das plantas

ter, 19/03/2019 - 16h13 | Do Portal do Governo

Muita gente acha que as hortas são privilégio de moradores de áreas rurais, porém isso não é verdade. Espaço amplo não é requisito essencial, uma horta pode ser cultivada em qualquer canto da casa ou do apartamento.

Para isso, é preciso ter critério e um certo conhecimento das espécies para avaliar o que se pode plantar no espaço disponível. Pensando nisso, a Biblioteca Virtual tem diversas dicas para ajudar quem quer montar uma horta caseira. Confira todas as dicas aqui.

Não é possível cultivar melancias, jacas ou maçãs na varanda de um pequeno apartamento. No entanto, jabuticabeiras e romãzeiras se desenvolvem muito bem nesse tipo de ambiente. Ervas usadas como temperos (louro, manjericão, cebolinha, hortelã, erva-doce, alecrim, entre outras) podem ser cultivadas em pequenos vasos, até mesmo na janela da sua cozinha.

Elas são fáceis de cultivar e são uma ótima opção para ressaltar o sabor da comida no lugar do sal refinado e dos temperos artificiais prontos.

Cada espécie possui um ritmo de crescimento e necessidades diferentes. Por isso, saiba quais são as características específicas de cada planta para tratá-las do jeito mais adequado. Isso evita problemas e frustrações futuras como ver a planta morrer ou “sufocar” as outras.

A adubação é fundamental para que a planta cresça nutrida e saudável. A terra precisa ser adubada a cada 40 dias ou toda vez que for feita a poda. Recomenda-se escolher um adubo orgânico. Apesar de ter atuação mais lenta, é a opção mais saudável para o solo.

Se seu objetivo é ter uma horta caseira e orgânica, opte pelos repelentes naturais. O uso de inseticidas químicos pode ser prejudicial ao desenvolvimento das plantas.

Saiba o que fazer para mantê-la sempre bonita e saudável – pequenos cuidados que fazem a diferença:

* A horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, totalizando pelo menos 4 horas diárias.

* Quanto mais escuro for o local, mais perto da janela os vasos com as mudas devem ser colocados.

* Se aparecerem galhos ou folhas velhas, secas ou apodrecidas retire-os. Eles são a porta de entrada para o enfraquecimento da planta.

* Quando for cortar galinhos ou folhas com uma tesoura, é preciso esterilizá-la antes de passar de uma planta a outra, para evitar contaminações. Para isso, passe a lâmina no fogo por alguns segundos e espere esfriar antes de usá-la novamente.

* Use palitos de churrasco (ou outra coisa semelhante) para apoiar as mudas que estão crescendo, amarrando-as com barbante ou aqueles pequenos arames que costumam fechar embalagens.

* Não deixe a terra encharcada. Umidade demais favorece a propagação de fungos e acarreta em doenças. Se não houver drenagem suficiente (com pedras no fundo do vaso, por exemplo), a raiz pode apodrecer.

* Quer ter ervas sempre verdinhas e bonitas? Use-as bastante! Se não for usá-las, pode-as com bastante frequência, pois isso estimula o crescimento de novas folhas, evitando que murchem e sequem.

Além de uma prática boa para a saúde, uma produção autossuficiente faz bem ao meio ambiente, pois é orgânica e não necessita de agrotóxicos. E também colabora com a finança doméstica já que diminui os gastos com a feira e supermercado