Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista de prêmio internacional

Resultado será anunciado no dia 12 de março, em Londres, durante a London Book Fair; Brasil concorre com Zâmbia e Finlândia na categoria

qui, 07/03/2019 - 20h21 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), é finalista do The London Book Fair – International Excellence Awards 2019, na categoria Biblioteca do Ano.

O resultado será anunciado no dia 12 de março, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo. O prêmio, oferecido em parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association), destaca as melhores iniciativas internacionais na área do livro em 17 categorias.

A BVL disputa a premiação com bibliotecas da Finlândia (Espoo City Library) e da Zâmbia (Lubuto Library Partners). Vale lembrar que, no ano passado, a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria e também gerida pela SP Leituras, foi finalista na mesma categoria.

Sobre a BVL

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Inaugurada em 20 de dezembro de 2014, a BVL, recentemente, venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias).

Situada na Zona Oeste da capital paulista, em uma área de 4 mil metros quadrados, a biblioteca é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O espaço funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Entre os itens disponíveis na biblioteca, seus cerca de 28 mil visitantes mensais encontram conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (braile, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contemplam, entre outros temas, Clube de Leitura, coworking, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.