Biblioteca de São Paulo é finalista em prêmio internacional

A BSP irá concorrer ao Prêmio Excelência Internacional 2018 na categoria Biblioteca do Ano ao lado de três entidades europeias

ter, 20/03/2018 - 13h27 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo (BSP) é uma das finalistas do Prêmio Excelência Internacional 2018 na categoria Biblioteca do Ano. O evento, organizado pela Feira do Livro de Londres, anunciou no último dia 9 a colocação da BSP, que concorre ao lado da biblioteca de Oslo (Noruega), Aarhus (Dinamarca) e Riga (Letônia).

O prêmio é fruto de parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association) e tem como objetivo celebrar as melhores iniciativas internacionais em 17 categorias: audiolivro, livraria, inovação editorial, iniciativa educacional, festival literário, publicação acadêmica, publicação infantil, tradução literária, inovação digital, entre outras. Para cada uma delas, há um júri composto por especialistas na área.

“O simples fato de estarmos entre os finalistas deste prêmio, junto com outras três bibliotecas extraordinárias, é o reconhecimento internacional do trabalho feito ao longo desses anos para oferecer à população uma biblioteca cidadã, aberta à diversidade e focada no público e nas comunidades a que serve”, comenta Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social que gere o equipamento.

Um dos diferenciais apresentados pela Biblioteca de São Paulo foi a apresentação dos projetos nos quais a instituição está envolvida. O destaque foi para a transformação da área em que anteriormente existia a Casa de Detenção Carandiru em uma praça cultural, que proporciona acolhimento e descobertas ao público.

Além disso, a entidade é calcada no conceito de biblioteca viva. A ideia é valorizar as pessoas por meio de seus saberes e da troca de experiências. “Reforça-nos em nossa missão, como biblioteca contemporânea, de servir como uma Ágora, como uma praça cultural destinada ao encontro das pessoas e comunidades, à discussão e à criação de conteúdos. E consolida uma parceria bem-sucedida entre o governo do Estado de São Paulo e a SP Leituras”, completa Ruprecht.

O resultado será anunciado no dia 10 de abril, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo, ao lado da de Frankfurt e Guadalajara.