Bebedouro terá novos cursos do Centro Paula Souza

Ampliação é fruto de acordo com Fundação Coopercitrus Credicitrus; aulas serão na Estação Experimental de Citricultura

seg, 29/07/2019 - 13h31 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria assinou nesta segunda-feira (29) acordo que resultará na ampliação de cursos do Centro Paula Souza em Bebedouro. O acordo, assinado juntamente com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, é com a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (Fupab), que será conhecida como Fundação Coopercitrus Credicitrus.

Os dois cursos gratuitos serão ofertados nas instalações da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB). A assinatura foi realizada durante a abertura oficial da edição 2019 da Feira de Agronegócios da Coopercitrus (Feacoop). Também assinou o documento o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus e da fundação, José Vicente da Silva. Momentos antes, o Governador e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, anunciaram investimentos de R$ 7,3 milhões para a segunda fase de obras do novo Hospital Estadual de Bebedouro.

“Com o apoio do setor privado e da Prefeitura de Bebedouro, teremos aqui a Fatec e a Etec do Agro, para garantir que teremos a qualidade do ensino que o Centro Paula Souza oferece. É uma conquista, porque será integralmente dedicado ao agro, em todos os segmentos, o que é uma inovação completa”, destacou João Doria.

O acordo prevê a implantação, a partir de 2020, do curso superior tecnológico de Big Data no Agronegócio, que será ministrado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bebedouro, e a transferência de local das futuras turmas do curso técnico de Agronegócio da Escola Técnica Estadual (Etec) Idio Zuchi para a área da Estação Experimental.

As atividades teóricas e práticas das duas formações serão desenvolvidas por professores da Etec e da Fatec utilizando a infraestrutura da fundação. O ingresso de candidatos será feito semestralmente via processo seletivo do CPS.

“O diferencial pedagógico do curso de Big Data no Agronegócio é a aplicação do modelo de ensino e aprendizagem de origem canadense baseado em projetos. Na metodologia Profound Learning, o aluno é sempre desafiado a resolver um problema em equipe, gerando experiências que ajudam a construir o conhecimento”, explica Laura Laganá.

Sobre os cursos:

  • Superior tecnológico de Big Data no Agronegócio
    Com duração de seis semestres, forma profissionais de nível superior capazes de manusear e interpretar grandes volumes de dados, com a finalidade de gerar conhecimentos específicos para tomada de decisões. O conteúdo elaborado pelo CPS com apoio de empresas parceiras se baseia em cursos de mestrado oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos. Entre as disciplinas estudadas estão internet das coisas, data mining, arquiteturas cloud e inteligência artificial. Os profissionais podem atuar na área de tecnologia da informação no agronegócio, prestando serviços de inteligência e recomendação agrícola.
  • Técnico de Agronegócio
    Com duração de três semestres, prepara técnicos de nível médio focados na gestão agropecuária e avaliação de aspectos econômicos para introdução de novos produtos e serviços. Idealiza ações de marketing e auxilia na organização e execução de atividades de gestão do negócio rural. Atua na gestão ambiental e tecnológica visando à qualidade e à sustentabilidade do empreendimento. Orienta produtores e trabalhadores rurais na organização de associações e cooperativas. Pode atuar em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e agroindustriais, assistência técnica, consultoria, cooperativas e associações.

*Texto atualizado às 16h35