Bauru recebe programa Empreenda Rápido nesta quinta-feira

Evento gratuito contará com serviços ao empreendedor, crédito pelo Banco do Povo em até 48h, além de inscrições para cursos de qualificação

seg, 23/09/2019 - 15h16 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (26), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza com o Sebrae SP e a Prefeitura de Bauru o primeiro Empreenda Rápido no centro do município. O evento gratuito terá mutirão de serviços ao empreendedor, crédito pelo Banco do Povo em até 48h e atendimento do Sebrae. O objetivo é oferecer o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio.

Uma megaestrutura será montada para atender a população no centro da cidade. Além da análise de crédito, na programação do evento os empreendedores encontrarão palestras voltadas à gestão de negócios, inscrições para os cursos de qualificação do Programa Via Rápida e serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). As inscrições para as palestras e oficinas podem ser realizadas através deste link ou na hora.

Cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio do Programa Via Rápida, oferecerá 180 vagas para os cursos de qualificação profissional em diversas áreas, previstos para iniciar no mês de outubro. As inscrições poderão ser realizadas durante o evento ou pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br. Os cursos são:

– Técnica de Vendas: duração de 80 horas (30 vagas)
– Pintor Predial: duração de 100 horas (60 vagas)
– Eletricista Instalador Residencial: duração de 100 horas (30 vagas)
– Recepção e Atendimento: duração de 80 horas (30 vagas)
– Gestão de Pequenos Negócios: duração de 80 horas (30 vagas)

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, destaca que o empreendedorismo é essencial no desenvolvimento do estado de São Paulo. “Estamos no estado mais empreendedor do Brasil e, com as crises, podemos criar oportunidades. O objetivo do mutirão do Empreenda Rápido é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja o protagonista deste novo modelo de estado empreendedor”, afirma.

Banco do Povo

Os empreendedores formais (pessoas jurídicas – MEI e ME) e informais (pessoas físicas) poderão realizar os empréstimos nas seguintes condições:

– Não ter restrição de nome no Cadin e Serasa;
– O crédito deverá ser solicitado no município onde está localizado o negócio;
– Pessoa física informal deverá ter no mínimo 2 anos de residência no local onde se encontra o negócio.

Para os financiamentos solicitados no mutirão, a análise e concessão de crédito serão realizadas em até 48 horas – mediante apresentação dos documentos necessários. O Banco do Povo conta hoje com taxas de juros a partir de 0,35% ao mês.

O Feirão do Empreenda Rápido tem como objetivo incentivar o empreendedor e promover a expansão de micro, pequenas e médias empresas através da concessão de linhas de crédito, cursos de qualificação em gestão de negócios e formalização de empresas.

Além das opções de crédito do Banco do Povo e da Desenvolve SP, haverá atendimento do banco Bradesco. Para quem deseja formalizar o próprio negócio, o Sebrae irá realizar a abertura de cadastro empresarial na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).