Base no processo de aprendizagem, a leitura é estimulada no Estado de São Paulo

Professores se colocam como exemplo de leitores dedicados e, também, incentivam estudantes na prática

sex, 27/07/2018 - 18h19 | Do Portal do Governo

A leitura é a base da aprendizagem. Estimular a prática é algo imprescindível à educação. E não dá para passar o Mês da Educação sem lembrar um projeto, dos muitos, que além de fazer dos estudantes da rede estadual paulista leitores frequentes, ainda estreitou os laços de amizades entre os alunos do 2º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Na escola Professor Ulysses Sanches Ramires, em Francisco Morato, os educadores promovem o “Amigos Leitores”.

O projeto tem ampliado o repertório dos alunos. “Geralmente o foco é na Matemática, mas até em exatas se precisa da interpretação de texto, então é de suma importância para qualquer ser humano a prática da competência leitura”, explica a vice-diretora da unidade escolar, Jaci Perpétua dos Santos.

O “Amigos Leitores” surgiu da necessidade de intensificar o trabalho de leitura com os alunos de 5º ano. Em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo), os professores discutiram sobre fluência leitora e planejaram novas propostas de atividades para o público-alvo. Com isso, alunos dos 5º anos realizaram a leitura de livros pertencentes ao acervo dos alunos menores, que frequentam o 2º ano.

Os professores buscavam os seguintes objetivos: oferecer aos alunos a possibilidade de serem leitores de narrativas literárias para crianças menores; desenvolver o compartilhamento dos efeitos que os textos produzem; relacionar os textos com outros já conhecidos; tomar consciência sobre como se lê para outros, o que contribui na fluência leitora; revisitar o acervo do 2º ano, utilizando critérios para escolha dos livros; ler para o outro com a finalidade de encantar; e contribuir para o avanço da competência leitora dos alunos, investindo no desenvolvimento da fluência ao se organizar situações de leitura para alunos menores.

Atualmente no 6º ano, Mariane Vieira Silva, 11 anos, conta que durante as atividades se “sentia muito feliz, porque estava incentivando a leitura. Através da leitura as pessoas aprendem mais e conhecem novas palavras”, diz a aluna. Ela entende que o “Amigos Leitores” também a ajudou com a Matemática. “Porque eu melhorei minha leitura. E na Matemática tem os textos, eu comecei a ler os problemas e entender melhor”, afirma Mariane.

Yasmin Santos Ferreira, 11 anos, relata que “as crianças agradeciam e falavam que o livro era bem legal”. Segundo a garota, os pequenos também demonstravam interesse ao perguntarem onde encontrar aquele livro na biblioteca. Yasmin acredita que o bom mesmo foi a nova experiência: “a gente está incentivando outras crianças a ler, e isso é bom!”

O diretor da escola Professor Ulysses Sanches Ramires, Durval Gregoleti Junior, afirma que a continuidade do projeto, ano a ano, é primordial. Além da melhora na leitura e na escrita dos alunos, os discentes criam vínculos. “Vamos supor, se o aluno do quinto lê para o do quarto, o menor compreende a importância de saber ler e se espelha no maior. Além disso, com essa interação, o vínculo vai aumentando. Tanto que no intervalo a gente percebe eles conversando entre si, os maiores com os menores e vice-versa”, conclui Durval.

E por falar em ser espelho para os mais jovens, na unidade escolar, há cinco anos, se desenvolve o projeto Leitura. Tem a mesma temática, mas outra abordagem. Trata-se da leitura em voz alta realizada pelo professor, com todas as séries da escola. A iniciativa é uma prática do corpo docente por acreditar que a figura do educador é modelo e, consequentemente, pode contribuir muito para formação de novos leitores. “Os professores escolhem os livros, mas os alunos ficam à vontade para trazer algum jornal, revista ou obra de seu interesse para que o professor leia. Depois tem uma roda de conversa”, finaliza Durval.