No Carnaval, Travessias Litorâneas levaram mais de 270 mil usuários

Equipes de apoio ao trânsito atuaram pela primeira vez no auxílio aos motoristas, que contaram com novo aplicativo do serviço

qui, 07/03/2019 - 15h31 | Do Portal do Governo

A Operação Carnaval Mais Seguro, da Secretaria de Logística e Transportes (SLT), registrou a passagem de mais de 275 mil usuários nas oito travessias litorâneas (litoral norte, centro e sul) administradas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário, de sexta-feira (1º) até ontem (6).

Desse total, mais de 160 mil foram veículos (automóveis e motos). Além disso, foram 6.310 viagens realizadas com as embarcações.

Para atender a demanda do feriado prolongado, o Governo de São Paulo desencadeou uma série de medidas para agilizar o serviço e dar mais segurança aos usuários, como o aumento do efetivo, a manutenção noturna das embarcações, o trabalho inédito de apoio ao trânsito nas filas e o reforço da sinalização e da orientação aos usuários, com a instalação de banners e 13 novos PMV´s (painéis com informações em tempo real sobre a travessia) em pontos estratégicos.

Travessia Santos/Guarujá – Mais de 110 mil veículos passaram pelo sistema, que recebeu o reforço de uma balsa, a FB-15, com capacidade para 24 veículos, e contou com seis embarcações no total durante o período. A manutenção noturna, implantada pela nova gestão da DERSA, evitou que paradas de embarcações no período matutino – quando há maior movimento nas travessias – atrapalhassem a operação.

A média do tempo de embarque esteve dentro dos padrões considerados normais para um feriado de grande fluxo de veículos: em Santos foi de 25 minutos e no Guarujá foi de 27 minutos. Destaque para o sábado (2) e a terça-feira (5) em que os tempos de embarque não passaram de 15 minutos e registraram até passagem livre de carros para as balsas – sem fila, portanto.

Travessia São Sebastião/Ilhabela – O sistema contou com oito embarcações, sendo sete balsas e uma lancha de passageiros. Mais de 29 mil veículos utilizaram a travessia e as médias de tempo de embarque também ficaram dentro dos padrões para um feriado prolongado: em São Sebastião foi de 40 minutos e em Ilhabela foi de 37 minutos. Como ocorreu em Santos/Guarujá, também houve de embarque sem filas em São Sebastião/Ilhabela.

Litoral Sul – O destaque foi para as travessias Cananeia/Ilha Comprida e Iguape/Jureia, que também contaram com o reforço de mais uma balsa cada uma, totalizando duas embarcações em cada sistema. Quase 6 mil veículos utilizaram o sistema Cananeia/Ilha Comprida e 2.211 veículos passaram pela travessia Cananeia/Continente.

Estrutura – No total, foram 907 profissionais envolvidos nas oito travessias sendo 652 funcionários somente na área operacional, efetivo 5,2% superior ao ano passado, quando neste departamento atuaram 620 pessoas.

Pela primeira vez, a DERSA colocou equipes de apoio ao trânsito, em conjunto com os órgãos de trânsito municipais para auxiliar na organização das filas nos viários municipais. Outra novidade foi a equipe de manutenção noturna que esteve de plantão 24h, evitando assim, que certos serviços fossem realizados nas embarcações no período matutino, interferindo nas operações.

A sinalização também esteve reforçada com 70 banners indicativos, 600 cones e 13 novos painéis de mensagens variáveis (PMV’s). Além disso, foram distribuídos cerca de 20 mil folhetos com orientações de segurança e informações gerais sobre as travessias, tanto para os motoristas, quanto para os ciclistas e pedestres.

Em São Sebastião, no litoral norte, a DERSA disponibilizou uma estrutura reforçada com sanitário, fraldário e pontos de hidratação na área de fila da balsa. O Projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, fez uma “blitz” com monitores abordando os usuários com dicas e orientações sobre preservação ambiental.

Parceiros realizaram atividades lúdicas ligadas ao carnaval, como marchinhas com o tema do lixo no litoral e distribuíram água e lixeiras para os carros. A iniciativa também foi realizada na Travessia Santos/Guarujá.

Aplicativo das Travessias Litorâneas

Desde que foi lançado, juntamente com a Operação Carnaval Mais Seguro, em 28 de fevereiro, o aplicativo das Travessias Litorâneas já contabilizou mais de 1.100 downloads.

Com o app gratuito, o motorista conta com informações em tempo real sobre as condições das Travessias e imagens das câmeras de monitoramento da DERSA. O aplicativo está disponível para o sistema Android gratuitamente para download no Google Play.