Aula de cidadania e amor ao próximo no Poupatempo de Lençóis Paulista 

Colaboradora da área da limpeza ajuda na alfabetização de colega de trabalho 

dom, 13/06/2021 - 8h35 | Do Portal do Governo

O Poupatempo é um programa feito para atender a população de maneira humanizada. Ao longo dos seus mais de 23 anos de história, se tornou referência não apenas pelos serviços prestados, mas também pelos bons preceitos e valores – da diretoria às equipes de serviços gerais – para estar sempre próximo e facilitar a vida das pessoas. 

Em tempos desafiadores, em meio à pandemia, um bom exemplo de cidadania vem da unidade de Lençóis Paulista, interior do Estado, onde a colaboradora Edvania de Oliveira (39 anos) ensina nos momentos de folga, como a hora do almoço, a colega Eliene Conceição (43 anos) a ler e a escrever. Ambas fazem parte da equipe de limpeza do posto de atendimento ao cidadão e dão uma aula de altruísmo, amizade e esperança.   

“Quando contratamos a Eliene, já sabíamos que ela não teve a oportunidade de estudar. Mas a sua vontade de vencer e o esforço demonstrado para superar os obstáculos da vida chamaram tanto a nossa atenção que compramos alguns materiais para incentivá-la em sua busca pelo conhecimento”, explica Lívia Barreto, coordenadora do Poupatempo de Lençóis Paulista. 

Para que esse sonho pudesse começar a se realizar, a Edvania, procurou a responsável pela unidade e se prontificou a ensiná-la, de forma espontânea nos intervalos. 

“Entramos juntas aqui no Poupatempo e de imediato nos conectamos e nos tornamos muito amigas. Quando soube da vontade que ela tinha em aprender a ler e escrever não medi esforços para ajudar. Começamos do básico, com o alfabeto, depois passamos para a formação das palavras e agora iniciamos com as sílabas. É um orgulho ver o progresso dela aprendendo”, afirma Edvania.  

A ‘professora’ explica que a habilidade de ensinar surgiu por conta de seus filhos. “Tenho quatro filhos e quando o meu terceiro começou a estudar ele teve muita dificuldade em acompanhar os amigos, então eu tinha que ensinar, dar atenção mais de perto para que ele conseguisse realizar as lições de casa”. 

Simpática e batalhadora, Eliene, trabalha desde muito cedo e aos 14 anos precisou largar os estudos para ajudar a família. Nascida em Cupira, no estado de Pernambuco, deixou sua cidade há mais de 20 anos em busca de oportunidades em São Paulo.  

“Iniciei minha trajetória no Poupatempo em agosto do ano passado. Mesmo não sabendo ler e nem escrever fui acolhida e passei a trabalhar na limpeza do posto de Lençóis Paulista. Aqui conheci pessoas maravilhosas, como a Edvania, que se dispõe a me ensinar todos os dias no nosso intervalo”, conta Eliene, que sonha em voltar para a escola e conquistar o seu diploma. “Em casa eu não tive o mesmo incentivo que agora tenho aqui, mas espero retomar os estudos em breve e me formar”. 

Histórias como a das colegas de trabalho do Poupatempo de Lençóis Paulista são inspiradoras, por fazerem as pessoas acreditarem em um mundo melhor, com oportunidades para todos.