Atividades para crianças nas férias? Veja atrações das Fábricas de Cultura

Em janeiro, unidades das zonas leste, norte e sul da capital paulista promovem atrações gratuitas como brincadeiras, oficinas e cursos

ter, 09/01/2018 - 13h01 | Do Portal do Governo

Para animar a criançada e oferecer atividades divertidas, as unidades das Fábricas de Cultura da capital paulista prepararam uma programação especial durante o período de férias. Brincadeiras, exibição de filmes e contação de histórias são algumas das várias atrações gratuitas para o público jovem ao longo do mês de janeiro.

A partir desta quarta-feira (10), as Fábricas de Cultura da zona leste (Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes) oferecem cursos com duração de dois a três dias. Para esses eventos, é necessário fazer inscrição na recepção da unidade desejada.

As oficinas são realizadas nas linguagens de dança, música, teatro, multimeios, artes visuais, circo e xadrez, para alunos de 8 a 21 anos. Cada uma tem duração de três horas e são realizadas no período da manhã (9h às 12h) e/ou da tarde (das 14h às 17h), de terça a sexta-feira, dependendo da modalidade. Não é necessário realizar inscrição para participar dessas atividades.

Diversidade

Além disso, as Fábricas de Cultura das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) também promoverão oficinas, brincadeiras e eventos gratuitos de cinema, literatura, artes visuais, música, dança, hip-hop, teatro e cultura geral para crianças de todas as faixas etárias. Algumas atividades exigem inscrição.

Os espaços contam com bibliotecas idealizadas para que os frequentadores possam ter acesso gratuito a livros, periódicos, filmes, jogos e participar de uma programação diversificada, dialogando com todas as atividades culturais. Vale lembrar que não é preciso ser aluno das unidades para frequentar as bibliotecas.

Detalhes e informações estão disponíveis no portal das Fábricas de Cultura, um projeto da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

Programação especial de cursos de férias nas Fábricas de Cultura

FÁBRICA DE CULTURA SAPOPEMBA
16 a 23 de janeiro
14h às 17h
Cordas e Canções
Inspirados na música popular brasileira, será abordado o universo dos acordes, escalas e dedilhados que são popularmente usados no violão.

16 a 23 de janeiro
14h às 17h
Teclando do Clássico a Bossa Nova
Inspirado nas canções de Villa Lobos e Vinicius de Moraes, será desenvolvido um trabalho de criação e improviso para que os participantes descubram um universo musical a partir das técnicas de interpretação e arranjo.

18 a 27 de janeiro
14h às 17h
Dançando com a Simplicidade de Pássaro
Inspirado na técnica de Alexander Feldenkrais, será proposto aos participantes o fortalecimento dos músculos e o desenvolvimento da leveza no corpo, com inspiração nos pássaros.

FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉM
12, 17 e 19 de janeiro
14h às 17h
Laboratório de Práticas Corporais
Curso passa pelo estudo de técnicas de consciência e expressão corporal, do estudo da fisicalidade do corpo no espaço e na busca pelo estado de presença cênica do ator-bailarino.

16, 18 e 23 de janeiro
14h às 17h
Cianotipia – revelação fotográfica artesanal
Proporá o estudo de processos de revelação fotográfica e práticas de cianotipia, processo de revelação surgido nos anos 1840 e que se baseia na sensibilização de superfícies rústicas e revela imagens em tons de azul, pelo fato de se constituir em sais de ferro e não de prata.

20 e 27 de janeiro
13h às 17h
Teoria musical para todos os instrumentos
Irá trabalhar a teoria musical, percepção auditiva e rítmica.

FÁBRICA DE CULTURA CIDADE TIRADENTES
11, 16 e 18 de janeiro
14h às 17h
Dança
Curso de curta duração, com o objetivo de desenvolver uma especificidade dentro da linguagem oferecida através da apreciação de obras renomadas da Dança como “Gisele”, “Mesa Verde”, “Lamentation”, entre outras, enfatizando ainda os acontecimentos marcantes da Dança no Brasil.

16, 18 e 23 de janeiro
14h às 17h
Curso de Férias
Circo – Rolamento e Flexibilidade
Curso voltado ao entendimento do corpo com ênfase na flexibilidade e noções básicas acrobáticas, utilizando técnicas de rolamentos e acrobacias no solo.

24 e 26 de janeiro
14h às 17h
Teatro – Brincar de Ler ou Ler Brincando
O curso pretende, através da mediação da literatura infantil, levar as crianças a brincarem com as palavras de maneira lúdica e divertida. Por meio de brincadeiras tradicionais, jogos teatrais e uma mediação de leitura envolvente, as crianças terão uma experiência artística favorecendo o seu pequenino repertório de alegrias e encantamentos.

FÁBRICA DE CULTURA ITAIM PAULISTA
10 e 12 de janeiro
14h às 17h
Escultura em Papelão
Os participantes terão a oportunidade de trabalhar a modelagem através de estruturas tridimensionais com papelão.

16 e 18 de janeiro
14h às 17h de janeiro
Pintura em Aquarela
O curso trará conteúdos específicos das técnicas de pintura em aquarela, muito utilizada na ilustração de livros e pinturas abstratas.

17 e 19 de janeiro
14h às 17h
O Ambiente Técnico do Circo
Nesses encontros, serão apresentadas as diferentes maneiras de ancorar aparelhos aéreos, manuseá-los com segurança, realizar pequenas manutenções e os fundamentos para realizar uma instalação segura de aparelhos.

FÁBRICA DE CULTURA VILA CURUÇÁ

17 e 19 de janeiro
14h a 17h
História do Samba: Te cotuco, não cotuco
O curso estudará o samba em seu surgimento e trabalhará diversos grupos de ritmos de samba, abordando os instrumentos surdo, caixa, tamborim, reco-reco, pandeiro, ganzá, repinique, entre outros.

18 e 23 de janeiro
14h a 17h
Jazz – exercícios criativos
A proposta do Curso de Férias é trabalhar com possibilidades de exercícios para a criação cênica coreografada. O processo explora atividades e dinâmicas para entender o movimento como proposição cênica e potencializa o processo criativo.

19, 24 e 26 de janeiro
14h a 17h
Estudo do Movimento
O curso estudará o peso do próprio corpo e sua relação com o chão, assim como a estrutura e seu funcionamento. Para participar é preciso realizar matrícula.
www.cultura.sp.gov.br/fabricasdecultura