Pesca de camarão está proibida até dia 31 de maio

Com duração de três meses, período conhecido como defeso foi regulamentado em 2008 para preservar as espécies do crustáceo

qui, 02/03/2017 - 15h00 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (1) começou o período conhecido como defeso, em que fica proibida a pesca e a captura de camarão por três meses, até dia 31 de maio. O objetivo da medida é preservar algumas espécies deste apreciado fruto do mar.

Durante  período fica restrita a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura do camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba-ruça (Artemesia longinaris).

Além disso, ficam proibidos o transporte interestadual, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de camarão das espécies citadas sem a comprovação de origem do produto, conforme formulário de guia de origem que deve ser obtido no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

Regra
O defeso do camarão é regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA nº 189, de 23/09/2008. Importante lembrar que desrespeitar o período de defeso é crime e os envolvidos podem ser presos, além de terem que pagar multa pela irregularidade.