Assembleia Legislativa promove evento em homenagem às mulheres

Governador Tarcísio de Freitas destaca importância da sintonia entre os poderes na promoção de políticas públicas para mulheres

ter, 07/03/2023 - 8h46 | Do Portal do Governo

Sessão Solene em Homenagem às Mulheres com Ações de Destaque no Estado de São Paulo.

O governador Tarcísio de Freitas participou na noite de segunda-feira (6) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que homenageou 20 mulheres com ações em destaque nos municípios paulistas, entre elas a primeira-dama, Cristiane Freitas, Presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo.

A sessão foi realizada em comemoração ao ‘Dia Internacional das Mulheres’, celebrado no dia 8 de Março. Na solenidade o governador destacou a importância da sintonia entre Executivo e Legislativo para avançar na promoção de políticas públicas para as mulheres.

Entre as políticas públicas direcionadas ao público feminino o governador pontuou o esforço do Estado em três pilares: saúde, proteção e empreendedorismo. “Vamos atuar na saúde, combatendo doenças como o Câncer de Mama, do Colo do Útero. Vamos promover a vacinação e estimular o Pré-Natal, fazer com que a Saúde esteja mais acessível. O segundo aspecto é o combate à violência doméstica, monitorando agressores, dando prioridade às mulheres no programa habitacional, porque aquela mulher agredida tem que ter um espaço para ela ir e ficar com seu filho longe do convívio com os agressores. E o terceiro aspecto é o do empreendedorismo feminino proporcionando treinamento e crédito orientado, contribuindo para emancipar as mulheres”, disse Tarcísio de Freitas.

O governador destacou o trabalho intersetorial do Governo do Estado na prática dessas políticas públicas e ressaltou o importante papel da Secretaria de Políticas para a Mulher, a primeira da história de São Paulo, que tem à frente a secretaria Sonaira Fernandes.

“Nós acreditamos na força da mulher. Eu acredito no trabalho das mulheres no nosso governo, acredito no trabalho das mulheres deste parlamento e dos parlamentos e dos executivos das cidades paulistas. E nós estamos aqui para ouvir e construir juntos soluções para os problemas que tem que ser enfrentados”, disse o governador.

A cerimônia que homenageou as mulheres na Alesp ocorreu no Plenário Juscelino Kubitschek e foi presidida pela deputada Damaris Moura, Presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que destacou a importância do momento e expressou satisfação em presidir a solenidade.

Participaram também da sessão o deputado Carlão Pignatari, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Chi Huang Shiu Li, Fundadora da Comunidade de Voluntários Chineses no Brasil, a professora Telma Brenha, Líder do Ministério da Mulher da União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Rosangela Aparecida Rodrigues, vereadora do município de Cajati, e Kátia Conceição Morita de Carvalho, Prefeita da cidade de Auriflama, representando o parlamento e o executivos dos 645 municípios paulistas, respectivamente, Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Pública de São Paulo, Regina Carnovale Nunes, Primeira-Dama da Cidade de São Paulo.