Artistas argentinos promovem curso gratuito no Mundo do Circo SP

Curso mistura técnicas circenses, teatro e dança; interessados devem se inscrever até 16 de junho

qua, 07/06/2023 - 7h10 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Serão escolhidos os primeiros 30 inscritos que cumprirem com os requisitos mínimos para participação

Um grupo de profissionais do “Proyecto Migra”, da Argentina, foi contratado pelo Mundo do Circo SP para a promoção do FI.CI.CO, um curso gratuito para artistas que possuem especialidade em alguma área circense. Serão três dias, de 20 a 22 de junho, e carga horária total de 18 horas, dedicados ao treinamento que mistura técnicas do circo com as ferramentas do teatro, da dança e da dramaturgia.

As inscrições já estão abertas. Os interessados devem se cadastrar até 16 de junho por meio de formulário disponível no site do Mundo do Circo SP (https://mundodocircosp.com.br/chamadas-publicas).

Como não há processo seletivo para participar das atividades, serão escolhidos os primeiros 30 inscritos que cumprirem com os requisitos mínimos para participação e que possam estar presentes em todos os dias da formação. O Mundo do Circo SP, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, fica localizado no Parque da Juventude, zona Norte da capital paulista.

“Para além de um espaço de lazer, o programa foi idealizado já com a proposta de sediar eventos que possam também capacitar e difundir o conhecimento desta arte”, diz Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte, gestora da ação.

O objetivo do FI.CI.CO é aprofundar a construção de metodologias de investigação e criação cênica, facilitar ferramentas que estimulem a investigação técnica específica das áreas de acrobacia aérea, clown, acrobacia de chão e malabares e criar um espaço de intercâmbio entre os artistas – docentes, o Proyecto Migra, o Mundo do Circo SP e a classe circense do estado de São Paulo.

Para mais informações sobre essa ou outras chamadas, acesse o site www.amigosdaarte.org.br.

Sobre o Proyecto Migra

O Proyecto Migra é uma plataforma cultural fundada em 2015, especializada no novo circo, composta por uma equipe multifuncional de artistas, docentes, produtores, gestores e técnicos. As atividades principais do projeto são: A LONA CULTURAL, lona de circo que deu início à cooperativa e que é montada em momentos específicos do ano; O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO INDEPENDENTE FICI Buenos Aires, que está na oitava edição em Buenos Aires; A RESIDÊNCIA ENLACE, uma residência de criação para artistas de circo; CRIAÇÃO DE ESPETÁCULOS CIRCENSES: Un Domingo, espetáculo dirigido pelo diretor francês Florent Bergal, a primeira produção impulsionada pelo projeto.

Sobre O Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Dividido em três grandes lonas, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, além de exposições, oficinas, seminários e workshops.

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital, Teatro de Araras, O Mundo do Circo SP, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 18 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.