Febre amarela: sem correria

Artigo do secretário estadual da Saúde, David Uip

ter, 14/02/2017 - 10h05 | Do Portal do Governo

Desde 1942 o Brasil não registra casos de febre amarela por transmissão urbana. Naquela época o vetor da doença era o Aedes aegypti, mosquito que atualmente transmite dengue, zika vírus e chikungunya.

O Aedes chegou a ser erradicado do país na década de 1950 mas retornou em meados dos anos 1980. Trinta anos depois, mesmo com altos índices de infestação do mosquito registrados nos últimos tempos em municípios brasileiros, a febre amarela urbana não ressurgiu, diferentemente da dengue.

Não há, por hora, evidências de que o Aedes aegypti continue a ser um potencial transmissor de febre amarela nas cidades. Entretanto, como gestores de saúde, não queremos pagar pra ver. A mobilização para combater o mosquito deve seguir intensa.

Os casos e mortes por febre amarela silvestre surgidos neste ano a partir do estado de Minas Gerais, mas que também já chegaram a São Paulo e Espírito Santo, além de suspeitas em investigação no Tocantins e na Bahia, são silvestres, contraídos em regiões rurais e de mata e transmitidos por outros mosquitos, entre eles o Haemagogus e o Sabethes.

Os macacos, mais sensíveis aos ataques desses mosquitos, ao serem picados, contraem o vírus da febre amarela e logo adoecem e morrem. As epizootias (óbitos de primatas) são, portanto, o primeiro indicador da circulação do flavivírus.

As autoridades de saúde devem cumprir seu papel, a partir da identificação de mortes de macacos e também de casos suspeitos de febre amarela em humanos, e adotarem as medidas sanitárias pertinentes, como a aplicação de vacinas contra febre amarela na população que reside em áreas de risco de transmissão da doença, devidamente identificadas pelo Ministério da Saúde.

Mas as pessoas não devem, de forma indiscriminada, correr aos postos de saúde sem necessidade para tomarem a vacina. Basicamente devem ser imunizadas os que moram nas áreas de risco de transmissão de febre amarela e aquelas que pretendem viajar para esses locais. Fora isso, não há necessidade e nem é indicada a vacinação.

Não há, no momento, razão que justifique alterar o protocolo de vacinação contra febre amarela. O esquema adotado na rede pública é de duas doses, tanto para crianças a partir dos nove meses de idade quanto para os adultos. Quem não tomou a vacina quando criança deve tomar duas doses, com intervalos de 10 anos, mas somente se for viajar ou reside em área de risco.

Crianças com menos de seis meses de idade, idosos, grávidas, mulheres que estão amamentando bebês de até seis meses, pacientes imunodeprimidos ou em tratamento de câncer não devem receber a vacina. Exceções devem ser discutidas individualmente.

A vacina contra a febre amarela é segura e eficaz, com poucos efeitos colaterais. Mas a vacinação indiscriminada aumenta o risco do desenvolvimento de febre amarela vacinal, evento raro mas que pode ocorrer uma vez que o produto é obtido a partir do flavivírus enfraquecido.

O governo do Estado de São Paulo está em alerta e trabalhando, em parceria com os municípios, intensificando a vacinação em regiões onde foram identificadas epizootias e casos suspeitos e confirmados de febre amarela e promovendo operações mata-mosquito em zonas rurais e de mata. O objetivo é conter um eventual avanço da doença, que no momento não se configura. Não há motivo para pânico ou corrida aos postos de vacinação do Estado.

David Uip, médico infectologista, é secretário de Estado da Saúde de São Paulo