Arquivo Público do Estado participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos

Iniciativa entre os dias 6 e 10 de junho terá eventos on-line, com temáticas de interesse do público geral e abordagens técnicas

ter, 31/05/2022 - 15h50 | Do Portal do Governo

Entre os dias 6 e 10 de junho acontece a 6ª Semana Nacional de Arquivos. O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) realizará uma série de eventos on-line, com temáticas de interesse do público geral e abordagens técnicas voltadas para servidores públicos, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Arquivologia e Acesso à Informação.

Os eventos do APESP estão alinhados com a temática #SomosArquivos, escolhida pelo Arquivo Nacional seguindo sugestão do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) que utiliza a hashtag #ArchivesAreYou. Dessa forma, o Arquivo Público do Estado ressalta a importância do diálogo contínuo da instituição com a sociedade, ao proporcionar o acesso à informação, a garantia de direitos e a oferta de produtos e serviços.

Destaques da programação do APESP

A abertura, no dia 6, das 10h às 12h, será com a palestra “A importância da atuação normativa dos Arquivos Públicos”, de Ieda Pimenta Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP). O coordenador do APESP, Thiago Lima Nicodemo, dará as boas-vindas aos participantes da Semana.

Nos dias 7 e 8, na parte da manhã, acontece o “25º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação”, abordando a produção de documentos digitais, digitalização, sistemas de gestão, acesso e preservação.

O “V Encontro com as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso – CADAs: Recolhimento de documentos de guarda permanente ao APESP”, com público específico de servidores que compõem as comissões, acontece no dia 8, das 15h às 17h.

Estão previstos dois seminários, sendo o primeiro no dia 7, à tarde, abordando o tema “Mediação e Difusão em Arquivos: um diálogo necessário com a sociedade”. No dia 9, data em que se comemora o “Dia Internacional dos Arquivos”, será realizado o “II Seminário sobre gestão de dados governamentais”.

Também estão previstas duas visitas, no formato virtual (dia 7) e presencial (dia 9), para a mostra “Carolina Maria de Jesus no Arquivo: de volta a Santana”, com vagas limitadas e agendamento somente pelo e-mail: acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br.

Encerrando a Semana, no dia 10, haverá a palestra “O papel de serviços de protocolo em governos digitais: uma reflexão necessária”, das 10h às 12h, com a equipe técnica do APESP.

Confira a programação completa, inscrições e outras informações dos eventos da 6ª Semana Nacional de Arquivos no APESP em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos.

Sobre todos os eventos e instituições participantes da 6ª Semana Nacional de Arquivos, acesse: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/SNA.