Arquivo Público do Estado de São Paulo comemora 130 anos

Evento nesta quinta-feira (10) abordará as conquistas da instituição, que é referência em preservação e gestão documental

ter, 08/03/2022 - 13h02 | Do Portal do Governo

No dia 10 de março, próxima quinta-feira, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) completa 130 anos. Para celebrar a data será realizado um bate-papo com o tema “Do papel ao digital: a história recente de um futuro presente”, com a participação dos ex-coordenadores do APESP, Carlos Bacellar e Fernando Padula, além do atual coordenador, Thiago Nicodemo.

O evento abordará as conquistas da instituição, que é referência em preservação e gestão documental, além do planejamento para enfrentar novos desafios com a chegada dos arquivos digitais.

Os três coordenadores farão uma importante reflexão sobre as conquistas e perspectivas da instituição. Carlos Bacellar foi coordenador do Arquivo entre 2007 e 2013, período em que o APESP reorganizou sua estrutura, incluindo a construção do primeiro edifício projetado para abrigar arquivos de grande porte no Brasil. Fernando Padula coordenou o APESP entre 2016 e 2020.

Sua gestão foi marcada pela consolidação desse processo de modernização, além de garantir a implantação do Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo (FEARQ), entre outras conquistas. Thiago Nicodemo está na coordenação do APESP desde janeiro de 2021 e trabalha para a realização do Programa Arquivo Digital.SP que define parâmetros para a salvaguarda de documentos históricos para o futuro, garantindo a preservação digital dos documentos atuais e daqueles que ainda serão criados pelo estado de São Paulo.

O evento “Do papel ao digital: a história recente de um futuro presente” será no dia 10 de março, das 10h00 às 12h00, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Arquivo: https://www.youtube.com/arquivopublicosp.

Arquivo Público SP: ontem e hoje

Em 10 de março de 1892 foi criada a Repartição de Estatística e do Arquivo do Estado, reunindo apenas sete funcionários. Ao longo desses 130 anos, a instituição transformou-se, sendo hoje um dos maiores arquivos públicos brasileiros e, além de preservar documentos únicos e originais em suporte papel, vem trabalhando para gerir e preservar documentos digitalizados e nato-digitais.

Vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão, o Arquivo Público do Estado de São Paulo é o responsável pelo desenvolvimento e coordenação da política estadual de arquivos por meio da gestão, preservação e acesso aos documentos públicos.

Entre os documentos custodiados e preservados pelo APESP, destacam-se aqueles considerados patrimônio da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO: o acervo da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos (1983-2016); Arquivo da Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (1611-1852); o jornal abolicionista “A Redempção” (1887-1899); o acervo do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) com os documentos do Regime Militar no Brasil (1964-1985) e as Listas de Imigrantes do Porto de Santos. (1882-1962).

Saiba mais sobre o acervo, a gestão documental e todos os serviços prestados pelo APESP acessando o site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web.