Arquivo Público de SP lança exposição sobre práticas médicas

Mostra “Arquivos Vivos e Memórias de Práticas Médicas em São Paulo” fica em cartaz de 29 de agosto a 14 de novembro na capital

qua, 28/08/2019 - 19h28 | Do Portal do Governo

Grande parte da história das práticas da medicina paulista está guardada nos arquivos de hospitais e instituições de saúde. Para contar um pouco dessa trajetória e para apontar alguns caminhos de pesquisa de acervos na área da saúde, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) promove, entre 29 de agosto e 14 de novembro, a exposição “Arquivos Vivos e Memórias de Práticas Médicas em São Paulo”.

A mostra possui dois eixos que se complementam. Em relação aos arquivos, ela é composta por uma seleção de documentos da área da saúde que fazem parte de diferentes fundos do acervo APESP, como os da Secretaria de Educação e Saúde (1931-1943), da Secretaria do Interior, da Secretaria da Justiça, do Hospital Psiquiátrico do Juquery, do Sanatório Pinel, da Universidade Livre de São Paulo e outros.

Outra parte é composta por banners da mostra “Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina – Praticas médicas em São Paulo – 1888/1938”, que é uma exposição itinerante do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, detalhando a evolução das atividades médicas da Faculdade de Medicina e a trajetória do diretor Arnaldo de Carvalho.

Entre os documentos expostos em vitrines estão boletins epidemiológicos da Fundação SEADE, documentos de saúde pública dos núcleos coloniais, o primeiro livro de registros da Maternidade São Paulo (agosto de 1894) e o livro de notas do serviço médico da Polícia, de 1897 (foto), quando os primeiros socorros em acidentes eram prestados pelos policiais.

A inauguração da exposição, nesta quinta (29), acontece no dia do seminário de lançamento do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades-Fim da Secretaria da Saúde. Esses instrumentos são fundamentais para a gestão documental dos arquivos da Secretaria da Saúde, pois determinam os prazos de guarda e destinação final de seus documentos.

O evento acontecerá das 13h30 às 17h no auditório do Arquivo Público. Programação e inscrições pelo site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/seminario_lancamento_pc_ttd_saude/.