Arquitetura é tema de mostra fotográfica na Estação da Luz

Com imagens de alunos do curso de Fotografia de Arquitetura, “O Espaço Criado pela Luz” começa neste sábado (12) e vai até o dia 3 de junho

sex, 11/05/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

Quem gosta de fotografia e arquitetura tem uma ótima opção de programa neste fim de semana e ao longo do mês na estação mais tradicional de São Paulo. A partir deste sábado (12), a Estação da Luz, que atende às Linhas 7-Rubi e 11-Coral, sedia a exposição “O Espaço Criado pela Luz”.

A mostra tem curadoria e montagem assinadas pela Fundação Stickel e reúne cerca de 45 imagens registradas por 13 alunos do curso de Fotografia da Arquitetura, ministrado pela fotógrafa Ana Mello.

Assim como os desenhos técnicos de arquitetura, a fotografia de arquitetura procura representar as construções e a cidade ao nosso redor através de uma fotografia 2D, por isso é considerada uma área mais técnica do universo da reprodução de imagens.

O curso aborda a fotografia de arquitetura, das diferentes formas de representá-la até a importância da imagem na compreensão da vida das pessoas, ressaltando que a cultura e a vivência de cada indivíduo, somados ao estudo da técnica, revelam um mesmo espaço por meio de diferentes olhares.

O curso Fotografia da Arquitetura foi promovido pelo CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), através de um edital de fomento cultural para publicação do livro “Adolf Franz Heep: um arquiteto moderno”.

A exposição também conta com o apoio do Poieses (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura) e da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Sobre o curso

O curso de Fotografia da Arquitetura “O Espaço Criado pela Luz” foi ministrado pela fotógrafa Ana Mello, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha durante o segundo semestre de 2017. No total foram 12 encontros, totalizando 36 horas de aprendizado. Durante o curso, visitas ao Parque da Juventude, a Pinacoteca, a Praça das Artes e o Centro de São Paulo, serviram de cenário para os cliques dos alunos.

Fundação Stickel

Organização sem fins lucrativos, a Fundação Stickel promove a inclusão social, cultural e econômica por meio da arte, atuando com pessoas e comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Para tanto, promove atividades culturais diversas nos campos da pintura, desenho, cinema, fotografia e literatura, por meio de exposições, cursos, oficinas, ações, edição e distribuição gratuita de livros, dentre outras ações que envolvem a arte educação.