95 casas do Morar Bem, Viver Melhor são sorteadas na cidade de Ariranha

Famílias sorteadas por Alckmin vão financiar 95 casas construídas pela CDHU com prestações subsidiadas e prazo de 30 anos para pagar

ter, 22/08/2017 - 13h21 | Do Portal do Governo

Em Ariranha, na região Noroeste do Estado, um sorteio realizado nesta terça-feira (22), no Estádio Municipal Alcides Ferreira de Oliveira, definiu os futuros moradores de conjunto habitacional construído pelo Morar Bem, Viver Melhor, programa do Governo do Estado.

O Conjunto Habitacional Ariranha C, com 95 casas, foi construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), com investimento de R$ 10,8 milhões. O governador Geraldo Alckmin esteve à frente do sorteio. “Em novembro, os sorteados recebem as chaves e podem sair do aluguel. Aqui não tem casinha. Tem casa da melhor qualidade”, disse.

Na sequência, o governador falou mais sobre as características do empreendimento. “O conjunto residencial conta com água, esgoto, asfalto, calçada, iluminação pública e aquecimento solar, que reduz muito a conta de luz”, completou Alckmin.

As famílias sorteadas se inscreveram para participar do financiamento do programa habitacional em 19 de março deste ano. As casas onde vão morar têm dois dormitórios, com área construída de 56,67 m², sala cozinha e banheiro.

O acabamento das residências, com padrão da CDHU, inclui piso cerâmico, azulejos na cozinha e banheiro, esquadrias de ferro, estrutura metálica para cobertura, muros de arrimo e muretas de divisa.

Do total de casas sorteadas, sete são destinadas para pessoas com deficiência, cinco para idosos, quatro para policiais e agentes penitenciários, e duas para pessoas que vivem sozinhas.

As famílias contempladas serão convocadas em seguida para o processo de habilitação, quando deverão comprovar os requisitos necessários para participar do programa: renda de um a dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha no município por pelo menos o mesmo período.

As prestações subsidiadas pelo Governo do Estado variam de acordo com a renda familiar e os moradores tem prazo de até 30 anos para quitar o financiamento. Quem ganha até três salários mínimos vai desembolsar até 15% dos vencimentos. Do total de 929 inscritos, aproximadamente 83% têm renda de até três salários mínimos.

Investimentos geram empregos

A construção de moradias contribui para o desenvolvimento econômico da região. Segundo estudo da CDHU, a cada R$ 1 milhão investidos em unidades habitacionais são criados 14,5 empregos diretos.

O Morar Bem, Viver Melhor define as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo e reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.