Área de pasto degradada começa a ser recuperada na Barragem Pedreira

DAEE promove nova atividade de educação ambiental com crianças de escola municipal da cidade

dom, 15/03/2020 - 12h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação / DAEE
Ação visa orientar sobre a importância das árvores na proteção dos remanescentes de água pelo planeta

Antiga pastagem de gado que ainda se encontra degradada, mas que será recuperada pela Área de Preservação Ambiental (APP), no entorno da Barragem Pedreira, foi contemplada na quinta-feira (12) com um novo plantio de mudas do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Desta vez, o grupo de crianças veio da Escola Municipal Deoclécia Pinto Bernardes.

A atividade com os alunos do 5° ano começou com um lanche no canteiro industrial da Barragem Pedreira, durante o qual a equipe multidisciplinar explicou sobre o empreendimento, normas de segurança e a importância das árvores e do reflorestamento em APP. Fazendo uma analogia simplificada para a compreensão do grupo, a bióloga Mariana Ruggiero explica: “A mata ciliar é como os nossos cílios. Nossos cílios protegem nossos olhos e a mata ciliar protege nossos rios”.

Na sequência, as crianças foram encaminhadas a campo, onde aprenderam sobre os cuidados necessários ao se plantar uma árvore. Divididos em equipes de 3 ou 4, os alunos escolheram suas mudas e iniciaram o plantio. Guilherme Augusto, 10 anos, sabia muito bem qual muda queria: “Vou plantar um jatobá, é a árvore preferida do meu avô”, disse ele.

A ideia de incentivar atividades desse tipo é orientar sobre a importância das árvores na proteção dos remanescentes de água pelo planeta. “As crianças estão deixando uma marca importante ao contribuir com a Área de Preservação Ambiental de uma obra tão necessária para a segurança hídrica do Estado de São Paulo”, comenta Marta Alcione, coordenadora do empreendimento pelo DAEE. “Afinal, só existe uma maneira de ter água no futuro: cuidando das matas”, complementa Fernando Teixeira, educador ambiental também do DAEE.

Outras edições dessa atividade estão previstas na agenda do Programa de Educação Ambiental da Barragem Pedreira com alunos das redes de ensino estadual e municipal, além de entidades de classe da cidade.

Você sabe o que é APP?

Prevista no Código Florestal (Lei n° 4.771/65), a Área de Preservação Permanente (APP) é a vegetação situada ao longo dos rios e outros corpos d’água e que possui funções ambientais, preservando os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, além de assegurar o bem-estar das populações humanas.

“No entorno da Barragem Pedreira está sendo implantado uma faixa de APP com 100 metros de largura, totalizando 192 hectares, sendo praticamente a área do próprio reservatório que será de 202 hectares. Já plantamos mais de 90 mil mudas e ainda plantaremos mais 150 mil”, conta Luis Alberto de Oliveira, engenheiro florestal do empreendimento.

Conheça mais sobre a Barragem Pedreira

A construção da Barragem Pedreira iniciou-se em janeiro de 2019 e trata-se de um projeto do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que visa aumentar a oferta de água para os habitantes dos 23 municípios da região de Campinas (SP), além de regularizar a vazão do Rio Jaguari. Para mais informações, acesse o site www.daee.sp.gov.br.