Cultura e lazer: aproveite as atrações de São Paulo usando o Metrô

Sistema metroviário é mais rápido, econômico e usuário conta com interligações; confira opções para todos os gostos

ter, 14/02/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo
DownloadCiete Silvério/A2 img
Estação Pinheiros, por onde passam milhares de usuários das linhas férreas de São Paulo

Neste período de início das aulas, o Metrô é uma opção de transporte rápido e barato para os paulistanos e turistas. Com a rede e interligações, os usuários podem conhecer várias das principais atrações culturais e de lazer da capital paulista.

Abaixo, listamos algumas dicas para curtir parques, museus e centros culturais próximos às estações do Metrô:

Um passeio alternativo pode ser uma visita ao Zoológico. A estação de desembarque indicada é a Jabaquara, linha 1-Azul. A área verde resguarda as nascentes do histórico riacho do Ipiranga e também abriga três mil animais de diversas espécies. O parque já recebeu 58 milhões de visitantes.

Visitar o museu mais antigo da cidade, que recebe 500 mil visitantes anualmente, também pode ser feito de Metrô. A Pinacoteca fica em frente à Estação Luz. Lá os visitantes podem apreciar onze mil obras do acervo, exposições temporárias e projetos contemporâneos.

O Museu de Arte Sacra, por exemplo, é um marco arquitetônico na cidade. A construção do prédio é feita de taipa de pilão e pau a pique no Mosteiro da Luz. Já o acervo preserva um dos mais significativos materiais da arte sacra brasileira. São aproximadamente 18 mil peças que resgatam a memória colonial do país. São obras de artistas como Aleijadinho, Mestre Valentim e Benedito Calixto. Tudo isso próximo da estação Tiradentes, da linha 1-Azul do Metrô. Além da coleção fixa, a instituição faz exposições temporárias em uma sala especial da estação Tiradentes do Metrô.

Já o mais valioso acervo artístico da América Latina fica no MASP, que tem estação própria. No interior de seus 11 mil m² estão pintores como Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti.

Em frente ao MASP também está à disposição o Parque Trianon, que completa o nome da estação Trianon MASP. Cercado de prédios da Avenida Paulista, a área é cercada de flora remanescente da Mata Atlântica.

Saiba mais aqui.