Aprendiz Paulista: mais de 40 vagas para alunos das Etecs no Estado

Objetivo do projeto é realizar a interação entre alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho e empresários

qui, 11/05/2017 - 14h04 | Do Portal do Governo

O programa Aprendiz Paulista oferece 44 oportunidades para jovens de 14 a 24 anos nesta semana. As vagas, oferecidas por empresas cadastradas no programa Emprega São Paulo, são destinadas a alunos matriculados nos cursos técnicos presenciais do Centro Paula Souza.

Gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, o projeto tem o objetivo de promover a vivência no ambiente de trabalho, além de realizar a interação entre os empresários que buscam um técnico-profissional e os alunos que pretendem ingressar no mercado. Os principais destaques nas oportunidades são para Administração (6 vagas em Guarulhos) e Logística (5 em Cotia).

Cadastro
Para se candidatar, os jovens devem acessar o Portal Emprega São Paulo, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, Carteira de Trabalho e, se possível, PIS.

O cadastro do empregador também poderá ser feito pelo site ou no PAT. Para disponibilizar vagas no sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Todo o procedimento para ingressar no Aprendiz Paulista é gratuito. A legislação brasileira determina que as companhias de médio e grande porte devem reservar de 5% a 15% dos postos aos aprendizes, entre os trabalhadores existentes em cada estabelecimento, nas funções que necessitem de formação profissional.

A contratação dos aprendizes não é feita em regime de estágio, mas CLT, por meio de um contrato especial, por tempo determinado, e registro em carteira.