App Seu Futuro Novotec orienta estudantes sobre carreiras digitais

Aplicativo oferece quiz vocacional ee informações sobre profissões e cursos gratuitos do CPS na área de TIC

seg, 06/12/2021 - 11h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Itaú Educação e Trabalho, lançaram o aplicativo Seu Futuro Novotec, que oferece orientação profissional a jovens de todas as idades, especialmente alunos da rede pública de ensino, sobre carreiras na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com design simples e intuitivo, o app pode ser baixado gratuitamente nas versões Android e IOS.

Prática e atraente, a ferramenta pretende auxiliar os estudantes a encontrar a profissão que mais combina com seu interesse e visão de futuro. É possível ter acesso às diferentes modalidades de cursos, que vão desde qualificação profissional, Ensino Técnico modular ou integrado ao Médio, oferecidos pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), ao Ensino Superior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Desenvolvido com a colaboração de estudantes do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) e do CPS, o app oferece um quiz vocacional, indicando a personalidade que combina mais com cada perfil: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional. Na sequência, são apresentadas as áreas de tecnologia com maior aderência aos interesses do jovem. Nesta primeira fase, as carreiras estão detalhadas com indicações de cursos sobre temas como banco de dados, big data, ciência de dados, computação em nuvem, desenvolvimento de software, redes de computadores e segurança da informação.

O usuário vai conhecer a fundo as trilhas profissionais de cada área e as competências necessárias para ser bem-sucedido. Também estão à disposição vídeos com depoimentos, informações sobre empregabilidade, salários e indicações de cursos.

Setor em alta

A escolha pelo setor de TIC se deu pelo alto índice de contratações nos últimos anos. Um estudo divulgado na semana passada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que a demanda atual é de 159 mil novos profissionais por ano e a remuneração é 2,5 vezes maior que o salário médio nacional.

“Não faltam boas oportunidades no mercado de tecnologia e precisamos que os jovens conheçam bem as carreiras digitais no momento de escolher seu futuro profissional. O aplicativo Seu Futuro Novotec traz informação qualificada para atrair o estudante para essa área tão promissora”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Para o secretário da Educação, Rossieli Soares, o aplicativo significa mais uma possibilidade de apoio aos estudantes que já focam sua atenção para o mercado de trabalho. “O Ensino Médio de São Paulo passa pela transformação de oferecer a chance de escolha dos aprofundamentos curriculares, por meio dos itinerários formativos, para que a escola esteja mais alinhada aos desejos e faça mais sentido aos alunos”, afirma.

“Precisamos acabar com a ideia de que é necessário ter um perfil muito específico para trabalhar em tecnologia. Há espaço para diferentes perfis, tanto para quem é mais introspectivo quanto para quem é mais sociável, por exemplo. Por isso, o aplicativo traz o teste de interesses profissionais e relaciona o resultado com as carreiras de tecnologia”, explica o coordenador de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da SDE, Daniel Barros.

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, a transformação digital tem sido uma das principais apostas das corporações para aprimorar a produção e ampliar as oportunidades de emprego e renda. “Os cursos das Etecs e Fatecs são elaborados em parceria com o setor produtivo e estão sempre antenados com as novas demandas da sociedade”, ressalta.