Ambulatórios e hospitais da região de Bauru promovem ações no Novembro Azul

Programação é focada na saúde do homem, especialmente na prevenção contra o câncer de próstata

seg, 11/11/2019 - 17h43 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de conscientizar os homens na adoção de práticas preventivas em relação à sua saúde, como a realização de exames regulares que detectam precocemente doenças como o câncer de próstata, profissionais da saúde da região de Bauru estão engajados na campanha mundial Novembro Azul. Participam das iniciativas os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Bauru, Itapetininga e Tupã, do Hospital Estadual (HEB) e do Hospital de Base (HBB) de Bauru, unidades geridas pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

As ações vão desde a entrega de informativos com cuidados básicos de alimentação à indicação de agendamento de consultas e exames. O urologista do AME Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, destaca a importância na realização conjunta dos exames de sangue e de toque, o que aumenta as chances de detecção do câncer de próstata.

“Quando nós fazemos o exame numa fase precoce, as chances de cura chegam a ultrapassar 90%. Como na fase inicial o câncer não apresenta sintomas, o homem precisa ir antes ao médico, pois à medida que a doença evolui, fica cada vez mais difícil tratá-la”, alerta Agostinho

A próstata é uma glândula responsável pela secreção de 20% a 30% do esperma e fica localizado na frente do reto e debaixo da bexiga. Varia de tamanho conforme a idade do homem. “Os principais sintomas [de anormalidade] são o aumento da vontade de urinar, acordando no meio da noite, com um jato urinário mais fraco e fino, exigindo que faça mais força para começar a urinar”, explica o urologista do Centro de Referência em Saúde do Homem, Joaquim Claro.

Entre os fatores de risco, destacam-se o fumo, diabetes e herança genética. Os profissionais da saúde recomendam:
– beba menos: diminua o consumo de álcool
– adote hábitos saudáveis: opte por uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente
– fique atento a sinais: se sentir dor ao urinar, ver sangue na urina ou ter dor nas costas, procure um médico
– informe-se: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de vencer a doença

Ações desenvolvidas nas unidades estaduais da região:

AME DE TUPÃ
Foi colocada uma árvore na recepção, chamada de “árvore da vida”, em que é entregue um lacinho azul para ser colocado na árvore com intuito de conscientizar quanto à valorização da vida e importância de realizar os exames para detecção precoce do câncer de próstata. Durante o mês todo, há um jogo de perguntas e respostas na recepção com o tema “Saúde do homem”; os usuários ganharão brindes ao participarem.

AME DE BAURU
Pacientes e acompanhantes recebem um panfleto intitulado “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, contendo informações sobre o agendamento de exames laboratoriais, eletrocardiograma e também de consultas médicas com cardiologista e urologista pelo 0800 779 0000.

AME DE ITAPETININGA
Unidade faz exposição de cartazes alusivos à campanha e entrega folhetos informativos da campanha e orientações aos pacientes do ambulatório.

HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU (HEB)
Nesta terça-feira (12), às 14h, haverá a palestra “Saúde do Homem”, com o urologista do HEB, Ricardo Eidi Itao. O evento é voltado para funcionários e comunidade.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo