Alunos da Etec Jundiaí utilizam papel reciclado para criar capa de celular

Protótipo busca ainda inserir sementes para gerar planta, quando degradado

qui, 12/01/2017 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os estudantes da Etec Benedito Storani, de Jundiaí (Escola Técnica Estadual), Everton Leandro de Souza Molina e Vitória Reche dos Santos, deram um novo destino para o papel. Nas aulas de química eles utilizaram papel para criar novas capinhas de celular.

“A capa de celular está na moda. Todo mundo quer ter um modelo diferente. Ao mesmo tempo, muito se fala em ecologia. Acredito que uma capa de celular sustentável pode ser um incentivo para aquelas pessoas que ainda não se preocupam em combater os danos ao meio ambiente”, disse.

Incentivado pelo próprio pai e pelo professor Ricardo Murilo de Paula, Everton descobriu que a polpa moldada, material feito de papel e água, utilizado na fabricação de caixas de ovos, também serve de matéria-prima para outras embalagens.

“O produto poderia ser jogado no lixo ou até mesmo ser enterrado. Não quero simplesmente desenvolver um produto, quero ajudar o meio ambiente”, afirmou Everton que pretende “não parar na capinha, mas seguir inovando.”

Protótipo
Em fase de desenvolvimento de protótipo, o projeto Eco Capinha será aperfeiçoado pelos alunos, que planejam selecionar resinas ecológicas para melhor proteger o telefone da água e de quedas. Eles também pesquisam que tipo de sementes poderiam ser inseridas na polpa moldada, de modo que, se plantada, a capa possa gerar uma planta.

Para o professor Ricardo Murilo de Paula, orientador da pesquisa, o trabalho dos estudantes contribui para a redução do impacto ambiental causado pelo lixo eletrônico. “Além de se decompor com grande facilidade após o descarte, a capa à base de polpa de papel resinado servirá de substrato para a germinação das sementes que forem incorporadas.” O projeto é de baixo custo, por utilizar matéria-prima reciclada.

Do Portal do Governo do Estado