Alunos do Fundo Social de SP fazem roupas para a Campanha do Agasalho: “Feito com amor”

Setor têxtil doa 5 toneladas de matéria-prima para confecção de mais de 4 mil peças de frio por alunos do curso do Fundo Social de São Paulo

dom, 28/05/2023 - 8h04 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Alunos do curso de costureiro avançado do Fundo Social de São Paulo deverão produzir mais de 4 mil conjuntos de agasalhos

A Campanha do Agasalho 2023 (http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/) ganhou um importante reforço com a parceria entre Governo do Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Alunos do curso de costureiro avançado do Fundo Social de São Paulo deverão produzir mais de 4 mil conjuntos de agasalhos para reforçar as doações a quem mais precisa.

O grupo de voluntários será abastecido com cinco toneladas de tecidos e aviamentos doados pelas empresas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e do Sinditêxtil-SP.

“Além de estarmos aprendendo a confeccionar o moletom, também estamos dedicando um pouco do nosso carinho para essas pessoas que tanto necessitam. É feito com muito amor e carinho”, afirma a aluna Aliana dos Santos Lima Helfstein. Quando iniciou o curso, ela conta que não sabia nem mexer em uma máquina de costurar. Hoje, já produz alguns tipos de vestuário e pretende continuar no ramo. “É algo com que eu me identifiquei. Era algo que tinha curiosidade e, com o curso, consegui aperfeiçoar.”

Cada aluno irá confeccionar dois conjuntos de roupas de frio ao longo das 60 horas do curso. O diretor do grupo de programas e projetos do Fundo Social de São Paulo, Ernani Gouvea, explica que é muito importante para o aluno ver uma peça ser confeccionada pelas suas próprias mãos. “Isso traz autoestima para o trabalho, reconhecimento de que ele pode fazer e que podem, por meio do trabalho, ter sucesso e uma profissão”, ressalta.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Cada aluno irá confeccionar dois conjuntos de roupas de frio ao longo das 60 horas do curso

A dona de casa Danielle Gomes da Silva enxergou no curso uma nova oportunidade de trabalho. Ela começou a treinar as técnicas de costura e confeccionar roupas para o filho de 14 anos. “Falo para ele falar que foi a mãe dele quem fez a roupa para divulgar”, brinca. Danielle vendeu o carro e pretende usar o dinheiro para abrir o próprio negócio.

“A minha vontade é de abrir logo um ateliê e falar: ‘vamos meninas, vamos fazer uma rendinha e incentivar outras mulheres também, porque existem muitas pessoas que precisam de uma oportunidade.’”

O diretor de programas do Fundo Social alerta que, atualmente, existe um apagão de costureiras no mercado. “Se você for no Brás, verá que em cada loja tem uma placa falando que precisa de uma costureira. Isso porque a costura manual foi gradualmente substituída pela industrial, mas a indústria não trabalha sozinha. É uma oportunidade de trabalho.”

Como doar para quem precisa

A Campanha do Agasalho foi retomada neste ano após ser substituída, nos dois últimos anos, pela ação Inverno Solidário, medida em decorrência da pandemia e que se restringia à arrecadação de itens novos. Agora, o modelo tradicional está de volta para receber roupas e cobertores em bom estado de uso e conservação – os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. O Fundo Social alerta que peças muito desgastadas, rasgadas e sujas são inviáveis para a campanha.

Agasalhos e cobertores podem ser doados no depósito do Fundo Social, no Jaguaré, zona norte de São Paulo, e em outros dez pontos na capital. As caixas de coleta estão disponíveis nos postos do Poupatempo Sé e Lapa, nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU, nas estações Santana e Portuguesa do Metrô, nas estações Brás e Guaianazes da CPTM e nas unidades da Sabesp das avenidas do Estado e Santos Dumont. Nos próximos dias, os pontos de arrecadação devem ser ampliados.

Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix doacoesfussp@sp.gov.br .

O Fundo Social também usará os valores doados para comprar cerca de 125 mil cobertores. A distribuição será feita com base em dados do CadÚnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza no território paulista.

A partir da próxima segunda-feira (29), as cidades começam a receber os cobertores adquiridos pelo Governo de São Paulo para atendimento às famílias mais vulneráveis de cada localidade.

Cursos do Fundo Social: como participar?

– As inscrições para os cursos do Fundo Social estão permanentemente abertas por meio do site: www.cursofussp.sp.gov.br.

– O candidato escolhe a unidade e o curso que deseja e entra numa lista de espera.

– O Fundo Social convocará o candidato inscrito, por meio de contato telefônico, para o início das aulas.