Alunos de três Etecs vão aos Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores

Estudantes estão entre os 50 selecionados para o intercâmbio de três semanas para alunos do Ensino Médio da rede pública

qui, 12/05/2022 - 9h46 | Do Portal do Governo

Estudantes de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 selecionados pelo Jovens Embaixadores. O programa é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para alunos do Ensino Médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social.

A seleção é feita por meio de prova escrita e oral em inglês, e análise de currículo. Para serem aprovados, os jovens têm que comprovar participação em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo/impacto social.

Augusto Gazola, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, localizada em Fernandópolis, na Região de São José do Rio Preto, por exemplo, está envolvido no desenvolvimento de um drone para entrega de soro antiveneno. “Acredito que o intercâmbio vai ser uma oportunidade única para mim. Vou poder melhorar meu inglês e conhecer mais sobre a cultura de outro país, algo que sempre sonhei”, comemora.

Já Douglas Santos, da Etec Jaraguá, localizada na Capital, participa do projeto Help Abbs, que busca retardar e deter o avanço da pobreza menstrual (falta de acesso de meninas, mulheres e homens transgêneros a produtos básicos de higiene durante a menstruação), por meio de projetos sociais e com o apoio da comunidade.

“Trabalhamos em algumas frentes. Uma delas é nossa comunidade digital, uma página no Instagram na qual compartilhamos material sobre conhecimento do corpo feminino e outros conteúdos”, explica Santos. “Também temos uma caixa de doação na nossa Etec para arrecadar absorventes e outros itens de higiene feminina.

Por fim, a ex-aluna da Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita, na Região de Bauru, Maria Clara da Silva, ajuda mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social por meio de campanhas, arrecadações e festivais.