Etecs: alunos querem representar SP no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudantes das unidade de Lins e Jaraguá, na capital, estão em campanha; votação eletrônica ocorre até a próxima sexta-feira (23)

qua, 21/11/2018 - 15h38 | Do Portal do Governo

Vai até a próxima sexta-feira (23) a votação eletrônica, aberta a estudantes do Ensino Médio de todo Brasil com idade entre 14 e 18 anos, para eleger o representante de cada Estado e do Distrito Federal para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM),

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) vai selecionar 27 jovens para representar todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em mandatos de dois anos, os parlamentares aprendem como funciona o Mercosul, suas instâncias, como dialogar e buscar consenso para proposição de soluções para problemas comuns.

Candidatos

Dois alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os quatro candidatos paulistas. Carla Benfica, que cursa o Ensino Médio da Etec de Lins, na Região de Bauru, concorre com o projeto Socioeducando, que incentiva o debate entre estudantes de temas de relevância social, por meio de dinâmicas contextualizadas e atividades aplicáveis nas escolas.

No início deste ano, Carla esteve entre os 50 alunos da rede pública de ensino que participaram do Programa Jovens Embaixadores, nos Estados Unidos.

Mais arte porque faz parte é o projeto inscrito por Gabriel Xavier, do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio da Etec Jaraguá, localizada na zona norte da capital. Ele propõe ampliar a produção e reflexão artística na escola, por meio de oficinas e outras atividades ligadas ao teatro, música e dança.

Para conhecer os demais projetos e candidatos basta acessar o site do PJM. O primeiro encontro dos eleitos está previsto para o início de 2019, na sede do Mercosul, em Montevideo, no Uruguai. Mais informações aqui.