Alunos da Univesp em Peruíbe desenvolvem plataforma que auxilia no cultivo de bananas

Ferramenta Bantech, elaborada no curso de Engenharia de Produção, une tecnologia à agricultura familiar

seg, 30/09/2019 - 9h40 | Do Portal do Governo

Sete alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do curso de Engenharia de Produção, do polo de Peruíbe, apresentaram no último semestre, o software Bantech – Sistema de controle de qualidade e produtividade da banana. A ferramenta foi resultado de pesquisa desenvolvida pelo grupo de estudantes na região do Vale do Ribeira.

Andrea Santos do Nascimento, Daniela Martins, Danilo Souza, Kátia Iadocicco, Michela Ribeiro, Neila de Souza e Rafael de Araújo desenvolveram um sistema direcionado a produtores e consumidores. O foco é a região do Vale do Ribeira por ser considerada uma das principais produtoras de banana no Estado de São Paulo.

O grupo observou que no bananal de Ana Dias, distrito de Itariri, não era utilizado nenhum método tecnológico no cultivo e que boa parte do alimento era desperdiçada durante a colheita. O bananal também não tinha nenhum tipo de controle ou análise de solo e fruta, apenas proteção individual dos cachos com sacos plásticos.

De acordo com Danilo Souza, a Bantech tem uso simples, de fácil acesso e dará as diretrizes necessárias para melhor proveito da produção das bananas e aumento na renda. “Nossa proposta de plataforma diverge das já existentes e disponíveis, pois não oferece somente um local de cadastro do plantio e controle dos insumos, mas também disponibiliza parâmetros para auxiliar na análise e tomada de decisão do produtor”, disse.

Os benefícios do software também alcançam o consumidor. No sistema, o comprador terá informações detalhadas sobre a procedência dos produtos, como propriedade de origem, data e hora de plantação e colheita, responsável técnico, quantidade de adubo, agrotóxico e o motivo de sua utilização.

Após enquetes com produtores e consumidores, a equipe concluiu que todos estariam dispostos e ansiosos para utilizar a plataforma. “Os estudos mostram que o Bantech incentivaria os produtores a melhorar a qualidade de seus produtos, além de facilitar ao consumidor a busca por uma banana mais saudável”, afirmou Souza.

A produção da ferramenta envolveu conteúdos abordados nas disciplinas de Administração, Ciência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Sistema de Informação, Estatística, Higiene, Saúde no Trabalho e Instalações Elétricas.

A Univesp, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância. Há unidades de apoio presencial em 330 polos no Estado, localizados em 227 cidades.