Alunos da Fatec Araçatuba criam aplicativo para crianças autistas

Jogos e desafios desenvolvidos pelos estudantes para um trabalho de conclusão de curso ajudam e complementam o aprendizado escolar

ter, 26/06/2018 - 15h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Para criar os exercícios, estudantes levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas nas atividades

Dois alunos da unidade Araçatuba da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) criaram um aplicativo que auxilia o desenvolvimento escolar de crianças com autismo. Yago Bracco e Fábio Yajima, formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se inspiraram na dificuldade no dia a dia de uma mãe com seu filho autista para criar o AutHelper.

Construído como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e disponível para celulares e tablets que usam o sistema Android, o software tem quatro atividades: dicionário, números, letras e figuras. Ao clicar em um dos ícones, o usuário é direcionado a um desafio, apresentado de forma pausada e com ícones grandes para facilitar a compreensão da tarefa.

Para criar os exercícios, os alunos levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas em cada atividade e o nível de aprendizado. “O AutHelper trabalha com as necessidades naturais das crianças com autismo. A intenção é ajudá-las a aprender melhor as matérias didáticas nas quais eles sentem um pouco de dificuldade na escola”, explica Bracco.

O trabalho, orientado pelo professor Ronnie Marcos Rillo, foi um dos três finalistas do 5º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios, na categoria Educação. O prêmio foi criado pelo Centro Paula Souza para incentivar pesquisas dos alunos das Fatecs e das Escolas Técnicas (Etecs) de todo o Estado.

De acordo com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o desafio é uma oportunidade de mostrar as ideias criativas dos estudantes e incentivar o surgimento de novas start-ups. “A educação voltada para o empreendedorismo é o caminho para fortalecer a cultura de inovação e o desenvolvimento de novos negócios”, afirmou.

Uma importante base para a pesquisa dos estudantes teve inspiração no trabalho realizado no Centro de Recuperação e Integração do Excepcional (Crie), de Guararapes, e no Instituto para Cegos Santa Luzia, de Araçatuba.

Os alunos agora buscam parceiros para seguir com as pesquisas e o aprimoramento do aplicativo. Uma versão gratuita para testes está disponível para download na Google Play, e os alunos dizem que o feedback é fundamental para o aprimoramento do projeto.