Alunos da Etec de Pirassununga promovem ações de voluntariado

Projeto Cuidar atua para ajudar a comunidade com iniciativas para terceira idade, meio ambiente e bem estar animal

qua, 12/12/2018 - 11h18 | Do Portal do Governo

Um grupo de alunos da Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, decidiu se juntar para fazer trabalhos voluntários. Para isso criaram o Projeto Cuidar, que envolve estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em torno de diversas ações sociais.

A iniciativa gira em torno de três eixos: bem estar animal, meio ambiente e apoio a asilos. Nos últimos meses, o trabalho foi voltado mais aos animais, com foco nos cães abandonados da cidade.

Durante o segundo semestre, o grupo divulgou a coleta de ração no torneio interclasses da Etec e conseguiu 1,5 tonelada de alimentos, que será doada para abrigos e entidades protetoras dos animais da cidade. Ainda é possível doar ração na Etec até sexta-feira, dia 14.

Além disso, os alunos mobilizaram instituições que trabalham com essa causa para realizar palestras em escolas do município, de modo a promover a conscientização de outros jovens. Participantes também visitaram instituições como a ONG Todo Bicho, para auxiliar na limpeza de canis e dar carinho aos animais abrigados.

Para a professora responsável pela iniciativa, Ana Paula dos Santos, o Projeto Cuidar incentiva o protagonismo juvenil e o fortalecimento de metodologias ativas. “A adesão dos estudantes tem sido cada vez maior e são eles que direcionam o projeto, decidindo as próximas ações que serão realizadas e difundindo as atividades”, explica.

Outras ações

O Projeto Cuidar também pretende colaborar para a conscientização dos jovens em relação ao meio ambiente. Para isso, o grupo criou uma horta na Etec com plantas medicinais e outras verduras para consumo da própria escola. Além disso, também há ações voltadas ao cuidado com os mais velhos, com visitas a asilos do município para que os alunos possam conversar com os idosos e doar um pouco de seu tempo.

Mais detalhes do projeto estão disponíveis na página do Facebook.