Aluna do Projeto Guri e da Emesp se destaca no cenário musical

Fernanda Ouro, ex-finalista do programa The Voice Kids, tem participado de festivais pelo Estado

seg, 14/10/2019 - 13h08 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Fernanda tem feito apresentações em festivais pelo Estado de SP

A cantora e compositora Fernanda Ouro, agora com 17 anos de idade, mal tinha se alfabetizado quando descobriu sua paixão pela música. Ex-finalista do programa The Voice Kids, da TV Globo, em 2018, a adolescente vem ganhando destaque no universo musical e recebendo convites para se apresentar em festivais em São Paulo.

Entre apresentações mais recentes estão o Cidade Musical Araçariguama e o Show do Dia das Crianças, na zona leste da capital, cidade onde a cantora vive. Fernanda é uma das 61 mil crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Guri, o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

As aulas são oferecidas nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado.

Fernanda tinha entre 4 e 5 anos de idade, quando começou demonstrar seu interesse e também talento musical. Aos 7 deu início às primeiras aulas de canto. “Falei para meus pais e eles, mesmo não sendo da área musical, me incentivaram e apostaram no meu sonho”, conta. De lá para cá, a menina não deixou mais de se aprimorar.

Hoje, além de estudar percussão no Guri, ela divide seu tempo entre as aulas do último ano do ensino médio e o curso de canto popular na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, outro projeto também do Governo paulista.

DownloadDivulgação
Fernanda Ouro durante a gravação de seu EP na Fábrica de Cultura da Brasilândia

A Emesp Tom Jobim, localizada na capital paulista, proporciona tanto a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, quanto o aperfeiçoamento de músicos que já completaram sua formação e que desejam aprofundar e ampliar ainda mais seus conhecimentos.

“Gosto muito do que faço, mas sei que é preciso estudar muito e persistir em busca do seu sonho. Não é fácil, mas quando você faz algo com amor, o reconhecimento aparece”, disse a adolescente, amante de jazz e música popular brasileira. Ano passado, o trabalho feito por ela resultou em seu primeiro EP intitulado “Dar as Mãos” com quatro de suas músicas autorais. O EP foi gravado no estúdio da Fábrica de Cultura da Brasilândia. “Voltei agora em setembro na Fábrica para gravar um novo projeto”, comemora.

“Quando ela está no palco, percebemos que estamos no caminho certo”, conta orgulhosa a mãe Claudia Minari. “Assim como a Fernanda, existem centenas de crianças talentosas amantes da música que precisam, além do apoio dos pais, uma ferramenta para tornar o sonho em realidade. Não tenho dúvidas que tanto o Projeto Guri quanto o Emesp cumprem bem este papel”, reconhece Claudia.

Conheça mais sobre o trabalho da aluna nas redes sociais: @fe_ouro no Instagram e no Youtube. Para saber mais sobre os cursos, datas de inscrição e de processo seletivo, acompanhe os sites do Projeto Guri e da Emesp Tom Jobim.