Aluna de Etec vai à Itália após vencer concurso de receitas

Com risoto, Thayna Cruz, da Etec Carlos de Campos, ganhou bolsa de três meses para estudar gastronomia e fazer estágio

qui, 11/10/2018 - 17h21 | Do Portal do Governo

Formada na Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, na capital, a técnica em Cozinha Thayna Cruz, de 21 anos, agradou os jurados do concurso Um Risoto Rumo à Itália, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza, no ano passado, e como prêmio vai estudar gastronomia na Europa.

Neste sábado (13), Thayna embarca para uma viagem de três meses a Itália, com tudo pago, onde poderá aprender técnicas clássicas da gastronomia local durante um mês no Castelo de Costigliole d’Asti, na região de Piemonte, norte da Itália, sede do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), escola de culinária parceira do CPS.

Depois, Thayna fará dois meses de estágio em um restaurante parceiro da escola e ainda terá mais 15 dias de viagem para explorar a Europa. Para tirar maior proveito da oportunidade, ela se preparou emocionalmente para controlar a ansiedade e contou com a ajuda da mãe e da diretoria do ICIF no Brasil, Paola Tedeschi. Também trabalhou profissionalmente em um bar em São Paulo e vendeu brownies para arrecadar dinheiro para o período de ‘mochilão’.

“Procurei manter a calma porque a pressão para lidar com algo tão importante quanto a realização de um sonho é grande e em muitos momentos senti medo de algo dar errado”, diz. “Ajudou muito pesquisar sobre as experiências de outras pessoas que fizeram intercâmbio e, com isso, tirar muitas dúvidas.”

A assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis, acredita que uma experiência como essa traz ganhos pessoais e profissionais. “A aluna se conectará com pessoas da sua área do mundo todo, permitindo que ela se aproprie da gastronomia italiana vista desde o país de origem. Isso só a instituição de educação pode oferecer para o estudante.”

Passaporte para a gastronomia

Concorrendo com outros 47 estudantes de Etecs, Thayna se destacou ao executar uma receita autoral com presunto parma, funcho e nozes. A estudante contou que a elaboração da receita começou no pátio da escola. Depois estudou, praticou e pediu orientação a seus professores para chegar no resultado perfeito. A ideia foi juntar elementos de texturas diferentes e homenagear a Itália com o tradicional presunto.

Neste ano, o Centro Paula Souza e o ICIF repetem a parceria e a oferta de uma bolsa de estudos, mas desta vez os estudantes serão desafiados a criar uma massa.