Alesp aprova projeto de lei que extingue o IPESP

Medida restabelece segurança jurídica e transfere para a pasta da Fazenda a administração das Carteiras dos Advogados e Serventias

qua, 14/11/2018 - 14h26 | Do Portal do Governo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na última terça-feira (13) o Projeto de Lei nº 123/2018, que extingue o Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (IPESP) e transfere para a Secretaria da Fazenda a administração de suas carteiras.

A medida será encaminhada para sanção do governador Marcio França. As normas previstas no Projeto de Lei salvaguardam os direitos adquiridos de cerca de 10 mil advogados aposentados e pensionistas, que passarão a ser pagos diretamente pelo Tesouro Estadual.

A mudança aprovada pelo Legislativo restabelece a segurança jurídica à gestão dos recursos e pagamentos dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto, órgão responsável pela concessão dos benefícios das Carteiras dos Advogados e Serventias e administração de sua Carteira Predial.

A proposta submetida à Alesp é resultado de estudos realizados com o objetivo de resolver definitivamente a questão das Carteiras do IPESP. As sucessivas alterações do regime jurídico, inclusive no âmbito constitucional, recomendavam a sua extinção por falta de enquadramento no ordenamento em vigor.