Alckmin prestigia celebração dos 80 anos da Abimaq

Em evento na capital paulista, governador destacou a importância da indústria ao longo dessas oito décadas no desenvolvimento do país

qui, 03/08/2017 - 21h48 | Do Portal do Governo

Na noite desta quinta-feira (3) o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, compareceu ao evento em comemoração aos 80 anos da Abimaq/Sindimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos/ Sindicato Nacional das Indústrias de Máquinas.

Os convidados foram recebidos com um coquetel e puderam acompanhar a trajetória da Abimaq através de uma exposição. Alckmin destacou a importância da indústria e a participação da Abimaq ao longo dessas oito décadas no desenvolvimento do país.

“A história da Abimaq se confunde com a história do Brasil. Se a gente imaginar o Brasil da década de 1937, quando começou Abimaq, era um outro país e isso tem muito a ver com a indústria, que é propulsor do desenvolvimento, traz salário melhores, inovação, agregação de valor, um conceito moderno da soberania nacional”, disse o governador.

Com o surgimento, em 1988, do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq), uma das primeiras entidades sindicais patronais de âmbito nacional, a Abimaq passou a se dedicar a questões mais amplas do setor, participando em praticamente todos os movimentos realizados em defesa do setor, pleiteando redução de juros, estabilização do câmbio e redução da carga tributária.

Alckmin também reconheceu o trabalho de João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, à frente da entidade, sempre buscando melhores condições para o setor, como o decreto que amplia a devolução de créditos do ICMS às fabricantes de máquinas agrícolas e amplia ao produtor rural pessoa física e à empresa rural a utilização deste crédito na compra de caminhões, furgões e carrocerias da indústria nacional.

“Destaco também a luta do Marchezan, vou marcar nossa audiência para o deferimento do ICMS, não só para o setor agrícola mas para os outros setores também. Vamos trabalhar, ele me dizia que é uma tríade importante, tributos, juros e câmbio. Nós vivemos no mundo de mudança, impressionante como as coisas são rápidas, então é importante esse trabalho e aí vem a necessidade de reformas”, comentou.

Para finalizar, o governador falou sobre o cenário atual e as demandas da sociedade para o desenvolvimento do Brasil: “Nós precisamos ter foco na questão do emprego, renda e de outro lado, claro, competitividade, procurando fazer um ajuste fiscal que não é fácil. O Brasil era jovem, hoje é um país maduro e caminha para ser um país idoso, o que é maravilhoso. É um outro mundo, então a necessidade da reforma tributária, ela não é simples num país federativo como é o Brasil, mas é necessária. Nossa proposta de ICMS é reduzir 1% a alíquota por ano, pra chegar a 7% e 4% de alíquota interestadual, o que vai também migrando de origem para destino o imposto de consumo”.

Atualmente, a Abimaq possui 1.500 associados e 140 colaboradores, nove regionais e um escritório político em Brasília e 29 Câmaras setoriais e seis grupos de trabalho.