Alckmin participa de inauguração de armazém de açúcar em Tanabi

Com investimento de R$ 60 milhões, unidade ampliará capacidade de produção em mais de 2 milhões de toneladas

sáb, 11/03/2017 - 14h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin foi neste sábado (11) ao município de Tanabi, na região de São José do Rio Preto, a convite do grupo Tereos para a inauguração de um armazém de açúcar estratégico para a economia do Estado, com capacidade para estocar 80 mil toneladas de açúcar VHP a granel.

Terceiro maior produtor de açúcar do mundo, a Tereos tem no Brasil 20% do faturamento do grupo, o que justifica o investimento de R$ 60 milhões que será feito para ampliar a capacidade de moagem e produção, além de equipamentos nas áreas industrial, agrícola e de cogeração de energia.

Para ajudar a fomentar o setor, o Governo do Estado vai reduzir o ICMS do etanol de 25% para 12%, diminuindo custos na logística do transporte de combustível no porto de Santos. “São mais de 60 milhões de investimentos aqui na usina de Tanabi, aumentando a capacidade de moagem e um novo sistema de armazenamento de açúcar. Então é um investimento muito importante”, disse Alckmin durante a visita à fazenda Tanabi.

“O grupo tem 9 mil colaboradores no Estado de São Paulo com inúmeras usinas de açúcar e álcool e também de amido, como em Palmital. Produtor de açúcar, produtor de etanol e produtor de bioeletricidade através da cogeração. É um setor que agrega valor e preserva o meio ambiente, então é sustentabilidade por ser energia limpa, energia renovável”, completou o governador.

Com isso, a capacidade total de moagem das unidades da Tereos no Brasil crescerá 10%, de 20 milhões para a safra 2017/2018 saltando para 22 milhões de toneladas de cana para a safra 2020/2021. O grupo Tereos mantém sete unidades industriais produtoras de açúcar, etanol e energia na região noroeste do Estado de São Paulo.